VIGORANDO

Gil do Vigor e sua paixão pelo Sport são tema de reportagem em portal dos EUA

Atualmente Gilberto Nogueira mora nos Estados Unidos, onde cursa o PhD

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 07/12/2021 às 17:14
Notícia
X

Logo em janeiro de 2021 o Brasil teve a oportunidade de conhecer o economista pernambucano e morador do Janga, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, que participou do reality show da Globo, o Big Brother Brasil. Um dos protagonistas da edição, Gil "serviu" muito entretenimento. Riu, chorou, brigou, dançou. Falou abertamente e com orgulho sobre sua homossexualidade e também revelou ser torcedor do Sport. Enquanto tudo isso acontecia dentro da casa, fora dela ele ia reunindo uma legião de fãs das mais variadas tribos. Após o reality, a vida do pernambucano mudou. Agora morando na Califórnia, nos Estados Unidos, onde cursa o PhD, Gil do Vigor foi personagem de uma reportagem do Washington Blade, um portal LGBTQ, publicada na última segunda-feira (6). 

>> Caso Gil do Vigor: conselheiro do Sport acusado de proferir frases homofóbicas é absolvido pelo Conselho Deliberativo

>> Caso Gil do Vigor: "O parecer foi pela punição", frisa presidente da Comissão de Ética do conselho do Sport

"Uma pessoa sexualmente liberal com fortes convicções religiosas; um acadêmico de alto nível que fala a língua do povo; e, o mais impressionante, um afeminado e orgulhosamente homem gay que também é um fã de futebol". Estas foram algumas das primeiras palavras escolhidas pela publicação para apresentar Gilberto. 

>> Gil do Vigor comenta gol anulado do Sport contra Cuiabá: "Estão nos roubando, né?"

>> Fazendo doutorado nos EUA, Gil do Vigor vai para a aula de camisa do Sport: "Pelo Sport tudo, meu amor!"

"Seu caráter sem remorso atingiu uma enorme base de fãs que inclui alguns dos mais famosos jogadores de futebol e jornalistas esportivos brasileiros. Em questão de semanas, Nogueira conseguiu construir uma aliança inesperada de pessoas LGBTQ e fãs de esportes para apoiá-lo. Isso produziria uma mudança duradoura, embora não ocorresse sem controvérsia", acrescentou a reportagem.

>> Gil do Vigor reage à punição definida ao conselheiro do Sport acusado de Homofobia

A matéria conta a trajetória de Gil no BBB 21, sua paixão pelo Sport e o preconceito que sofreu em forma de declarações homofóbicas proferidas por um conselheiro do clube, pouco depois que Gilberto fez uma visita à Ilha do Retiro, convidado pelo clube. Ao Washington Blade, Gil também falou sobre o episódio. Frisando que conservadorismo, patriarcado e homofobia são questões levadas para o centro da pauta do esporte, Gilberto afirmou que isso é contraditório, afinal esporte é sinônimo de inclusão. "Mas a questão é: Inclusão para quem?", questionou Gil. 



VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor