Sorteio define primeiros confrontos da Libertadores 2022
Fluminense e América-MG são os únicos brasileiros nesta etapa da competição
Atualizada às 13h
Com SBT Sports e Estadão Conteúdo
A Conmebol definiu nesta segunda-feira (20) os primeiros confrontos da Libertadores de 2022. O sorteio das fases preliminares foi realizad em Luque, no Paraguai, na sede da entidade. Fluminense e América-MG são os únicos brasileiros nesta etapa da competição.
> Entenda a importância do ranking da Conmebol, divulgado nesta sexta-feira (17)
O SBT, emissora detentora dos direitos de transmissão da Libertadores em tv aberta no Brasil, transmitiu ao vivo o sorteio nesta segunda (20). O evento pôde ser acompanhado no site, no canal do YouTube e também no Facebook do SBT Sports. O narrador e apresentador Luiz Alano e o comentarista Mauro Beting trouxeram todos os detalhes sobre o sorteio.
Foram definidos os cruzamentos das três etapas no formato mata-mata que antecedem a fase de grupos da Libertadores, que terá posteriormente os acréscimos de Palmeiras, Athletico-PR, Atlético-MG, Flamengo, Fortaleza, Corinthians e Red Bull Bragantino.
>> Top 10: confira os elencos mais valiosos do futebol brasileiro em 2021
CONFIRA OS CONFRONTOS
1ª Fase
E1: Montevideo City Torque (Uruguai) x Barcelona de Guayaquil (Equador)
E2: Deportivo Lara (Venezuela) x Bolívar (Bolívia)
E3: Universidade César Vallejo (Peru) x Olimpia (Paraguai)
2ª Fase
C1: Representante 3 da Colômbia (Millonarios ou Deportivo Cali) x Fluminense (Brasil)
C2: Audax Italiano (Chile) x Estudiantes de La Plata (Argentina)
C3: E2 (Bolívar ou Deportivo Lara) x Universidad Católica (Equador)
C4: América-MG (Brasil) x Guaraní (Paraguai)
C5: E1 (Montevideo ou Barcelona) x Universitario (Peru)
C6: Plaza Colonia (Uruguai) x The Strongest (Bolívia)
C7: Everton (Chile) x Monagas (Venezuela)
C8: E3 (César Vallejo ou Olimpia) x Atletico Nacional (Colômbia)
3ª Fase
C1 x C8
C2 x C7
C3 x C6
C4 x C5
FORMATO DO SORTEIO
Foram determinados os três confrontos da 1ª fase, que conta com equipes de seis países. Os potes do sorteio foram definidos a partir do ranking da Conmebol, que foi atualizado e divulgado na última sexta-feira (17). Olimpia (Paraguai), Barcelona de Guayaquil (Equador) e Bolívar (Bolívia) estiveram no Pote 1, enquanto Deportivo Lara (Venezuela), Montevideo City Torque (Uruguai) e Universidad César Vallejo (Peru) no Pote 2.
FLUMINENSE E AMÉRICA-MG
Fluminense (Pote 1) e América-MG (Pote 2) apareceram direto no sorteio da 2ª fase e, apesar de estarem em potes diferentes, não poderiam se enfrentar.
Primeiro pote: Atlético Nacional (Colômbia), Fluminense, Estudiantes (Argentina), Guarani (Paraguai), The Strongest (Bolívia), Universitário (Peru), Universidad Católica (Equador) e Monagas (Venezuela).
Segundo pote: Audax Italiano (Chile), Everton (Chile), Plaza Colônia (Uruguai), América-MG, Colômbia 3 (Millonarios ou Deportivo Cali) e vencedores dos confrontos da 1ª fase.
TERCEIRA FASE
A partir deste sorteio, a Conmebol definirá os confrontos da terceira e última etapa da fase preliminar da Libertadores. Estarão classificadas as oito equipes que avançarem da fase anterior. Quem passar pela 3ª fase jogará a fase de grupos da Libertadores (cujo sorteio acontece em 23 de março), enquanto os derrotados irão para a Sul-Americana, que também terá seus confrontos iniciais definidos nesta segunda-feira (20).
Siga o Blog do Torcedor no Facebook, no Instagram e no Twitter.