PROIBIÇÃO

China proíbe tatuagens em jogadores da seleção nacional e convida atletas a removê-las

As autoridades do país tentam, segundo elas, conter a moda que consideram vulgar e impor valores patrióticos em oposição ao que eles veem como decadência moral vinda do exterior

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

AFP, Marcelo Aprígio

Publicado em 30/12/2021 às 12:08
Notícia
X

O Ministério dos Esportes da China proibiu que jogadores de futebol da seleção nacional tenham tatuagens e convidou aqueles que já têm estas "ilustrações pelo corpo" a removê-las. As autoridades do país tentam, segundo elas, conter a moda que consideram vulgar e impor valores patrióticos em oposição ao que eles veem como decadência moral vinda do exterior. 

Da música aos jogos on-line, passando pelos "reality shows" e pelas aulas particulares, as autoridades chinesas tentam manter sua juventude na rédea curta, impondo valores "viris e patrióticos" em oposição ao que eles veem como "decadência moral procedente do exterior".

O alvo da vez são os jogadores da seleção de futebol. A partir de agora, passa a vigorar uma "proibição formal de fazer novas tatuagens", disse o Ministério dos Esportes na terça-feira (28).

"Aqueles que já têm tatuagens são aconselhados a apagá-las", prossegue o comunicado. No caso de circunstâncias particulares, as tatuagens devem ser cobertas durante treinos e competições", acrescenta o texto.

Sub-20 e campos militares

Em relação às categorias inferiores da seleção nacional, do sub-20 para baixo, os técnicos ficarão "terminantemente proibidos" de convocar jogadores tatuados. As tatuagens ainda são malvistas na sociedade majoritariamente conservadora da China, mas começam a se popularizar entre os jovens das grandes cidades.

A Federação Chinesa de Futebol já havia ordenado que seus jogadores internacionais encobrissem tatuagens nos últimos anos. A entidade também enviou jovens jogadores de futebol para campos militares para receberem uma educação de orientação marxista.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor