Luto no arruda

Santa Cruz: Morre aos 86 anos João Caixero, ex-presidente e um dos maiores abnegados do clube

João Caixero foi presidente, diretor e benfeitor do Santa Cruz durante várias décadas

Imagem do autor
Cadastrado por

Elton Ponce

Publicado em 07/01/2022 às 6:27 | Atualizado em 08/04/2022 às 15:36
Notícia
X

Notícia triste no mundo do futebol de Pernambuco. Morreu nesta sexta-feira (07) o ex-presidente do Santa Cruz, João Caixero. Ele estava internado no Hospital Unimed Recife há duas semanas. 

A informação foi confirmada pelo ex-vice-presidente do clube, Tonico Araújo. Caixero vinha sofrendo com uma série de problemas nos últimos meses. Entre eles, fortes dores na coluna e uma infecção pulmonar, que não resistiu.


João Caixero tinha 86 anos e já foi presidente do clube, além de outras funções, como diretor e benfeitor responsável por arrecadar recursos para a construção do CT Ninho das Cobras.

Ele também foi secretário-geral da Federação Pernambucano de Futebol e fazia parte da escola de árbitros da instituição. Joca, como também era conhecido, era uma das figuras mais respeitadas da história do Santa Cruz.

O corpo de Joca foi velado na sala do Conselho Deliberativo do clube, e a cremação ocorrerá no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, às 16h. Nas redes sociais, torcedores corais lamentam o falecimento de Caixero. 

"Certamente nenhum torcedor dedicou tanto tempo e dedicação ao Santa Cruz como João Caixero. Aliás, Joca fez também pelo futebol de Pernambuco. Tive o prazer de conversar com ele por diversas vezes e perceber o seu amor pelo clube", disse o ex-diretor do clube Fábio Melo.

João Caixero explicou os projetos. Foto: Carlyle Paes Barreto/Jornal do Commercio
João Caixero explicou os projetos. Foto: Carlyle Paes Barreto/Jornal do Commercio - João Caixero explicou os projetos. Foto: Carlyle Paes Barreto/Jornal do Commercio

João Caixero: 72 anos de Santa Cruz

Em entrevista ao Blog do Torcedor, em 2018, João Caixero contou um pouco da sua história no Arruda e de boas memórias que viveu no clube tricolor. Confira alguns trechos:

SANTA CRUZ

Estou há 68 anos dentro do Arruda. Fui levado por Aristófanes de Andrade. Ele era muito amigo do meu pai, um grande tricolor. Como eu era muito envolvido com o desporto amador, ele me tornou sócio e conselheiro. Ocupei todos os cargos estatutários. Fui presidente do Executivo, Comissão Patrimonial e Conselho Deliberativo do Santa Cruz.

FAMÍLIA E O SANTA CRUZ

Divido o Santa Cruz com a minha família, que também convive muito com isso. Não tenho nenhum estresse. Eles sabem que me dedico muito ao Santa Cruz, que é a minha razão de alegria e vida. 

MEMÓRIA DO SANTA CRUZ

Tem dois jogos marcantes para mim. O supercampeonato de 1957 e o trisuper de 1983. O primeiro porque o Santa Cruz estava há dez anos sem conquistar um título. O outro porque participei ativamente, pois era o vice-presidente. Assumi a presidência porque o presidente Vanildo Aires adoeceu, mas na véspera da final passei o posto para ele novamente. Tiveram outras, mas essas foram as mais marcantes.

Clique aqui e leia a íntegra da reportagem feita por Davi Saboya

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor