Copa do Mundo

Revanche? Seleção Brasileira pode enfrentar a Alemanha já na fase de grupos da Copa do Mundo 2022; entenda

Sorteio é definido de acordo com o Ranking da Fifa, divulgado nesta quinta-feira (10)

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 10/02/2022 às 10:39 | Atualizado em 11/02/2022 às 11:05
Notícia
X

Fifa divulgou a sua mais nova atualização no Ranking de Seleções e, além da permanência da Bélgica na liderança, trouxe algumas situações bastante interessantes, que não devem mudar até o sorteio da Copa do Mundo, em 1° de abril e que colocam, por exemplo, AlemanhaHolanda como possíveis adversárias da Seleção Brasileira já na fase de grupos.

Isso acontece porque o Brasil é o 2° colocado do ranking. A seleção não tem mais possibilidades de perder o seu posto como cabeça-de-chave no sorteio dos grupos, o que o colocaria no Pote 1, que contempla o país-sede da Copa, o Catar e as sete melhores seleções do Ranking da Fifa.

Nesta atual configuração, o pote 1 estaria composto por CatarBélgicaBrasilFrançaArgentinaInglaterraEspanha, além de ou Itália ou Portugal, que disputam uma única vaga pela repescagem. Caso ambas falhem na busca pela vaga, a Dinamarca, 9ª colocada do ranking, ocuparia a última vaga de cabeça-de-chave, com chances remotas de ser ultrapassada pela Holanda, 10ª colocada, nos amistosos de março.

Sendo assim, tanto a própria Holanda, como a Alemanha, algoz da Seleção no 7 x 1 e 11° do ranking, devem figurar no Pote 2, com chances reais de figurarem no mesmo grupo da equipe comandada por Tite.

Lembrando que não há impedimento de duas seleções europeias figurarem no mesmo grupo, existindo o bloqueio apenas com seleções dos demais continentes, o que deixa mais abertas as possibilidades do chaveamento. 

Com a configuração de hoje do ranking e a classificação atual das Eliminatórias, o Pote 2 seria formado, além de Holanda, Alemanha e Dinamarca, por MéxicoEstados UnidosSuíçaCroáciaUruguai, esta última não podendo figurar nos grupos de Brasil e Argentina.

Além dessa configuração e da já citada permanência da Bélgica na liderança com 1828.5 pontos contra 1823.42 da Seleção Brasileira, o ranking marcou um feito histórico do Senegal, que conquistou o título da Copa Africana de Nações, o primeiro de sua história, e atingiu o 18° lugar, seu melhor posicionamento de todos os tempos.

Confira o TOP 10:

1 - Bélgica

2 - Brasil

3 - França

4 - Argentina

5 - Inglaterra

6 - Itália

7 - Espanha

8 - Portugal

9 - Dinamarca

10 - Holanda

 


VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor