É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
A nova Ferrari para a temporada 2022 da Fórmula 1 está entre nós. Nesta quinta-feira (17), a escuderia italiana apresentou o seu SF-75, o carro que disputará os GPs deste ano. A apresentação ocorreu na sede da equipe, em Maranello, na Itália. O dia foi o mesmo em que foi anunciada a saída de Michael Masi do cargo de diretor de provas da F1.
O carro foi cercado de expectativas. A asa será preta, assim como o carro dos anos 90. Além disso, o veículo traz soluções aerodinâmicas diferentes já que existe uma nova regra para a modalidade. O bico também tem um formato diferente em comparação com as outras equipes que também apresentaram os carros até agora.
A Ferrari é vista como uma das candidatas ao título ao lado de Mercedes e Red Bull, que tem o atual piloto campeão mundial: Max Verstappen. Muito porque a equipe conseguiu um desempenho satisfatório visto que conseguiu protagonismo em alguns momentos. A esperança é o regulamento de 2021, que traz um limite para o desenvolvimento aerodinâmico.
O carro de 2022 conta com guelras nas laterais, assim como a Aston Martin do alemão Sebastian Vettel e do canadense Lance Stroll. Além das guelras, também se destaca uma espécie de "piscininha", uma pequena cavidade na lateral do bólido.
"(O bico) Parece enorme sem as aletas, o que é estranho porque temos usado isso nos últimos anos. Então sim, é bem diferente", comentou o monegasco Charles Leclerc. Tal qual já tinha sido antecipado, o uniforme dos pilotos traz também essa combinação de cores, com uma grossa faixa preta no peito e na metade superior das mangas também.
O próximo lançamento já acontece nesta sexta-feira, com a Mercedes fazendo uma das apresentações mais esperadas do ano.
Quem são os pilotos para 2022?
A Ferrari aposta na sequência dos dois pilotos da última temporada: Charles Leclerc e Carlos Sainz.
Jornalista formado pela UFPE com passagens pelas seguintes editorias do Sistema Jornal do Commercio: Blog do Torcedor - estagiário, repórter e coordenador (atual); Caderno de Esportes do Jornal do Commercio - editor-assistente; e JC Online - editor-assistente. Com passagens também pelo jornal O Estado de S.Paulo através do Curso Estado de Jornalismo.
Localidade:Recife, PernambucoTelefone:3413-6534Cargo:Editor-assistente até dezembro de 2020 e atual coordenador do Blog do TorcedorCursoCusto Estado de Jornalismo - 2015