RUSSIA X UCRÂNIA

Gigante alemão rompe contrato com estatal russa após 15 anos de patrocínio

Contrato com a estatal russa, que renderia cerca de 9 milhões de euros por ano ao clube, era válido até 2025

Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa

Publicado em 28/02/2022 às 11:16
Notícia
X

Com Estadão Conteúdo

As sanções contra a Rússia, em razão da invasão à Ucrânia iniciada na semana passada, continuam no mundo dos esportes. O Schalke 04 anunciou nesta segunda-feira (28) que rompeu o contrato de patrocínio com a Gazprom, gigante estatal russa do ramo de energia e exportadora de gás que atuava como patrocinadora do clube alemão há 15 anos.

"A diretoria do FC Schalke 04 decidiu, com a aprovação do conselho fiscal, encerrar prematuramente a parceria entre FC Schalke 04 e Gazprom. A plena capacidade financeira do clube mantém-se inalterada após esta decisão", diz o comunicado divulgado pelo clube nas redes sociais.

Antes da decisão de romper o contrato, o Schalke já havia retirado o logotipo da estatal do uniforme. A atitude chamou a atenção de pessoas contrárias à guerra na Ucrânia, o que alavancou a venda de camisas no site oficial do time. "Devido à alta demanda pela camisa especial, nossa loja online está atingindo o seus limites", informou a página oficial do Schalke no Twitter.

No jogo do último domingo, quando empatou por 1 a 1 com o Karlsruher, pela segunda divisão do Campeonato Alemão, a equipe entrou em campo já com uniformes sem o nome da Gazprom. Ao longo desses dias, houve uma campanha, feita pelo jornal alemão Bild, pedindo que o Schalke usasse a frase "Liberdade para a Ucrânia" no lugar do símbolo da empresa.

O contrato com a Gazprom, que renderia cerca de 9 milhões de euros por ano ao clube, era válido até 2025, e previa um aumento do patrocínio em caso de acesso à primeira divisão. A questão financeira, contudo, não preocupa os dirigentes. "A diretoria do clube está confiante de que conseguirá um novo patrocinador em um futuro próximo", afirmou em nota oficial.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor