Rússia fora da Copa do Mundo! Fifa exclui seleção das Eliminatórias
Entidade prepara decisão em função da invasão russa à Ucrânia
Atualizada às 15h
A Rússia está fora da Copa do Mundo de 2022. Nesta segunda-feira (28), a Fifa anunciou que os times feminino e masculino da Rússia estão fora de suas competições. A Uefa fez o mesmo. Com isso, além do time masculino não disputar a repescagem da Copa do Mundo, o feminino está fora da Eurocopa.
Antes de continuar lendo, relembre as primeiras imagens do ataque russo à Ucrânia. Veja o vídeo no fim da matéria.
As sanções sofridas pela Rússia ocorrem em função do recente ataque e invasão à Ucrânia.
A decisão ocorre, após pedidos de banimento da Rússia de todos os esportes por parte do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da exclusão do Spartak Moscou da Europa League.
Segundo apuração do GE, a entidade decidiu por suspender a Federação Russa de Futebol de todas as suas competições, incluindo as seleções de base e femininas.
A decisão sucede a já divulgada oficialmente que impedia a seleção da Rússia de jogar em seu país, além de usar símbolos oficiais da nação, como hino, bandeiras e afins, algo similar à aplicada nos Jogos Olímpicos, onde os atletas russos jogavam como "Comitê Olímpico Russo".
Com a decisão, a Rússia não poderia disputar a repescagem das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo que acontece em novembro, no Catar.
A seleção russa iria enfrentar a Polônia, que emitiu um comunicado se recusando a jogar até uma solução pacífica na Ucrânia, em Moscou, no dia 24 de março.
Caso avançasse, os russos ainda teriam que superar o vencedor de Suécia x República Tcheca para garantir a vaga no mundial que acontece entre novembro e dezembro deste ano.
Quem fica com a vaga da Rússia?
A princípio, a Polônia avançaria diretamente para a final da sua chave e decidiria contra suecos ou tchecos a vaga na Copa do Mundo do Catar. Com menos de um mês da partida, uma decisão diferente desta não deve ser tomada.
Caso a Fifa opte por aplicar a exclusão da Rússia desde a fase de grupos, então a terceira colocada do Grupo H, a Eslováquia, herdaria a vaga dos russos e disputaria a repescagem.
Veja as primeiras imagens do ataque da Rússia a Ucrânia: