conflito

O que causou a guerra na Ucrânia e por que Junior Moraes doou dinheiro ao governo?

O brasileiro Junior Moraes atua no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia

Imagem do autor
Cadastrado por

Robert Sarmento

Publicado em 01/03/2022 às 10:25 | Atualizado em 01/03/2022 às 10:43
Notícia
X

O brasileiro Junior Moraes doou cerca de R$ 300 mil para o governo da Ucrânia. De acordo com o UOL, o dinheiro do atleta do Shakhtar Donetsk será revertido para vítimas da guerra.

O atacante, por ter cidadania ucraniana, corria o risco de ser convocado pela Ucrânia para o confronto militar contra a Rússia, pois o país está dificultando a saída dos homens de 18 a 60 anos.

No entanto, Junior Moraes deixou o leste europeu na segunda-feira (28) e deve chegar ao Brasil nos próximos dias. O jogador está na Ucrânia desde 2011.

O que causou a guerra na Ucrânia?

Muitos ainda se perguntam o que causou a guerra na Ucrânia. Desde o dia 24 de fevereiro, a Rússia invadiu o país vizinho e deixaram mortos e feridos.

Andrew Traumann, professor de Relações Internacionais da UniCuritiba e doutor em História, Cultura e Poder pela Universidade Federal do Paraná, em entrevista ao UOL, afirmou que a decisão seria a seguinte:

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, quer evitar a expansão pelo oriente da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) — criada em 1949, para evitar o avanço da União Soviética ao ocidente.

Na visão de Andrew Traumann, esse foi o fato principal sobre o que causou a guerra na Ucrânia.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor