Fórmula 1: Quando será e qual é a próxima corrida da Fórmula 1? Veja data a horário do próximo GP
Temporada 2022 começou neste final de semana com o GP do Bahrein
A primeira corrida da temporada 2022 da Fórmula 1 aconteceu neste domingo (20) e trouxe a vitória de Charles Leclerc, com Carlos Sainz em segundo lugar. O GP do Bahrein foi um verdadeiro sonho para a Ferrari, que não fazia uma dobradinha desde o GP de Singapura 2019.
Para coroar, Leclerc ainda cravou a volta mais rápida com 1:34.570 e levou o ponto extra, fazendo uma corrida perfeita, vencendo de ponta a ponta, fazendo a pole e volta mais rápida.
Conheça os pilotos mais ricos da Fórmula 1
Sonho da Haas e Alfa Romeo
Quem também viveu um sonho foi Kevin Magnussen e a Haas. O piloto dinamarquês ganhou a vaga de Nikita Mazepin há menos de duas semanas do GP e teve pouco tempo para testar o carro. Ainda assim, terminou em 5° lugar, trazendo 10 pontos para a equipe americana que passou zerada em todo 2021.
Outra equipe que foi muito bem foi a Alfa Romeo, que viu seus dois pilotos somarem pontos com Valtteri Bottas terminando em 6° e Guanyu Zhou, em seu GP de estreia na Fórmula 1, fechando a zona de pontuação em 10°.
Pesadelos para Red Bull e McLaren e "sorte" da Mercedes
Atual campeão, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, teve um GP para esquecer. Largando em segundo, ele ainda conseguiu fazer três ultrapassagens sobre Leclerc, mas, perdeu a posição na zona de DRS seguinte em duas delas e, na terceira, freou tarde demais e acabou ficando para trás.
Ainda assim, o segundo lugar seria um lucro. Com problemas de direção, freios e combustível, o holandês perdeu completamente o ritmo a 3 voltas do fim e teve que abandonar a prova, em um verdadeiro baque para a Red Bull.
Baque que viria a ser maior na abertura da última volta. Sérgio Perez se defendia bem de Lewis Hamilton, da Mercedes e garantia ao menos o pódio para a equipe austríaca, mas, na primeira curva da última volta, o motor apresentou problemas e Perez rodou, também abandonando a corrida e deixando a Red Bull zerada.
Quem foi a maior beneficiada com isso foi, justamente, a sua maior rival, a Mercedes. Com os pilotos da Red Bull na pista, Hamilton e Russell terminavam em 5° e 6°, somando 18 pontos.
Com o abandono de ambos, Hamilton "ganhou" o pódio, terminando em 3°, com Russell em 4°, levando 27 pontos para a equipe alemã.
A McLaren teve um pesadelo. Brigando pelo terceiro lugar em 2021, a equipe teve um GP para esquecer. Daniel Ricciardo foi apenas o 14° e Lando Norris o 15°, não trazendo pontos para a equipe.
Classificação de Pilotos
1° Charles Leclerc - Ferrari - 26 pontos
2° Carlos Sainz - Ferrari - 18 pontos
3° Lewis Hamilton - Mercedes - 15 pontos
4° George Russel - Mercedes - 12 pontos
5° Kevin Magnussen - Haas - 10 pontos
6° Valtteri Bottas - Alfa Romeo 8 pontos
7° Esteban Ocon - Alpine - 6 pontos
8° Yuki Tsunoda - AlphaTauri - 4 pontos
9° Fernando Alonso - Alpine - 2 pontos
10° Guanyu Zhou - Alfa Romeo - 1 ponto
11° Mick Schumacher - Williams - 0 ponto
12° Lance Stroll - Aston Martin - 0 ponto
13° Alexander Albon - Williams - 0 ponto
14° Daniel Ricciardo - McLaren - 0 ponto
15° Lando Norris - McLaren - 0 ponto
16° Nicholas Latifi - Williams - 0 ponto
17° Nico Hulkenberg - Aston Martin - 0 ponto
18° Sergio Perez - Red Bull - 0 ponto
19° Max Verstappen - Red Bull - 0 ponto
20° Pierre Gasly - AlphaTauri - 0 ponto
Campeonato de Construtores
1° Ferrari - 44 pontos
2° Mercedes - 27 pontos
3° Haas - 10 pontos
4° Alfa Romeo - 9 pontos
5° Alpine - 8 pontos
6° AlphaTauri - 4 pontos
7° Aston Martin - 0 ponto
8° Williams - 0 ponto
9° McLaren - 0 ponto
10° Red Bull - 0 ponto