pernambucano

Torcida do Náutico invade gramado dos Aflitos após classificação contra o Santa Cruz; veja imagens

Com um policiamento praticamente inoperante, parte dos pouco mais de 10 mil torcedores que estiverem presentes no estádio pulou a proteção de vidro que separa arquibancada do gramado

Imagem do autor
Cadastrado por

Elton Ponce

Publicado em 02/04/2022 às 19:11 | Atualizado em 07/04/2022 às 9:41
Notícia
X

Após a classificação para a final do Campeonato Pernambuco, quanto o Náutico venceu o Santa Cruz nos pênaltis neste sábado (02), torcedores do Timbu invadiram o gramado do Estádio dos Aflitos para comemorar.

Parte dos pouco mais de 10 mil torcedores que estiverem presentes no estádio pulou a proteção de vidro que separa arquibancada do gramado.

Policias demoraram mais de 10 minutos para dispersar a multidão. A invasão pode causar punição ao Náutico, que esperar o vencedor de Retrô x Sport ou Salgueiro na final.

Em nota, a Polícia Militar de Pernambuco informou que havia pactuado com o Náutico um número de seguranças particulares maior que o disponibilizado pelo clube e que eles seriam os responsáveis por conter esse tipo de invasão. Leia a íntegra do documento:

"A Polícia Militar informa que antes de qualquer partida de futebol oficial disputada em Pernambuco, independentemente do porte dos envolvidos, é realizada uma reunião de planejamento, que reúne não apenas policiais militares, como também policiais civis, bombeiros, e entidades civis, como o SAMU, DETRAN, EMLURB, CTTU, representantes das agremiações esportivas e tantas outras que têm atuação direta na segurança e no bem estar dos torcedores.

No caso específico do Náutico x Santa Cruz, foi pactuado, entre as partes envolvidas, tomando-se por base a expectativa de público para o espetáculo, um número de policiais militares e outro de seguranças particulares, a serem contratados pelo clube mandante, no caso, o Náutico. A PMPE cumpriu a risca o acertado, porém o clube disponibilizou um número menor do que havia sido calculado como o necessário para a tranquilidade do espetáculo.

Parte desses seguranças particulares seria responsável justamente para conter esse tipo de invasão, sendo colocados no entorno do campo de jogo, o que não aconteceu conforme o planejado.

A PMPE lembra, ainda, que como sempre, não medirá esforços para garantir a segurança do público nos próximos jogos, contando com o fato de os clubes cumprirem também com suas obrigações em eventos particulares como o futebol."

Vale lembrar que o Náutico é reincidente na prática. Em 2019, após vitória contra o Paysandu também nos pênaltis e acesso à Série B, a torcida também invadiu o gramado.

O Timbu foi denunciado pela infração do artigo 213, incisos II e III do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de "invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo" e "lançamento de objetos no campo ou local da disputa" e recebeu punição, convertida em multa de R$ 4 mil.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor