Fórmula 1

FÓRMULA 1: GP da Austrália terá novidades e "abuso" do DRS / asa móvel; confira

Corrida acontece neste domingo (10), às 2h da manhã

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 04/04/2022 às 12:39 | Atualizado em 04/04/2022 às 12:40
Notícia
X

Depois de uma semana de "folga" a Fórmula 1 está de volta neste final de semana. Entre a sexta-feira (8) e o domingo (10) será realizado o GP da Austrália, que ficou de fora em 2020 e 2021 devido à pandemia de covid-19.

A corrida de 2022 terá algumas novidades que visam diminuir os ricos de acidentes e, também, proporcionar mais ultrapassagens e duelos na pista.

Houve o alargamento de várias curvas e até mesmo a extinção da chicane das antigas curvas 9 e 10, o que torna o trecho entre as curvas 6 e 9 uma "semirreta" de alta velocidade onde os carros poderão atingir até 330 km/h.

O asfalto também foi modificado e renovado, o que deve garantir ainda mais velocidade no circuito que não passava por grandes mudanças desde sua criação em 1995.

"Abuso de DRS (asa móvel)"

O fã de Fórmula 1 já está acostumado com o termo DRS (Drag Reduction System ou Sistema de Redução de Arrasto em português), que ficou popularmente conhecido no Brasil como "asa móvel", que nada mais é que a abertura da asa traseira para menor resistência do ar e aumento expressivo da velocidade do carro.

No GP da Austrália ele será de extrema importância e os pilotos poderão "abusar" do seu uso. Isso por que, no traçado divulgado, podem ser vistas "quatro" zonas de DRS, entre as curvas 14 e 1, 2 e 3, 8 e 9 e, por fim, 10 e 11.

Na prática, se tratam de fato, de duas zonas de DRS, tanto que serão apenas duas zonas de detecção para permissão do uso do DRS (o piloto de trás precisa estar a menos de 1 segundo atrás do piloto da frente para ativar o recurso).

Fórmula 1
O novo traçado do GP da Austrália de Fórmula 1 - Fórmula 1

Contudo, diferentemente do usual, cada uma delas englobará duas retas que serão intercaladas por curvas, o que as tornam bastante extensas e interessantes.

Se já assistimos instigantes e complexos duelos entre Max Verstappen, da Red Bull, e Charles Leclerc, da Ferrari, justamente se utilizando estrategicamente das zonas de DRS no Bahrein e na Arábia Saudita, na Austrália a coisa tende a ser ainda mais empolgante.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor