Pernambuco

Rádio de pilha volta a ser liberado nos estádios de Pernambuco; entenda

Rádio de pilha estava proibido nos estádios de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Thiago Wagner

Publicado em 29/04/2022 às 9:55 | Atualizado em 29/04/2022 às 12:47
Notícia
X

Após uma enorme repercussão sobre a proibição do rádio de pilha nos estádios de Pernambuco, a Polícia Militar do Estado anunciou que a medida restritiva para o aparelho foi suspensa. O comunicado foi feito na Rádio Jornal, pelo porta-voz da PMPE, Tenente-Coronel Luiz Carlos Brito.

"Essa medida restritiva com relação ao rádio foi suspensa. Ela será melhor estudada. Pode avisar aos ouvintes que a nossa corporação vai avaliar melhor", disse o Tenente-Coronel Brito ao comunicador Geraldo Freire, nesta sexta-feira (29).

A confusão envolvendo a proibição do rádio de pilha ganhou maior destaque nessa quinta-feira (28), quando as redes sociais foram inundadas por comentários criticando a proibição, que já existe, de acordo com a PMPE, desde a Copa das Confederações de 2013 e engloba uma série de outros objetos, como apitos e instrumentos musicais, por exemplo.

Procurada pelo Blog do Torcedor, a Secretaria de Defesa Social informou os itens proibidos. Confira a nota e a lista de itens proibidos:

Informamos que é vedado o ingresso de rádios de pilha, baterias, instrumentos musicais, apitos e porta-bandeiras, bem como outros objetos que representem risco à segurança. A restrição atende aos protocolos de segurança implementados desde a Copa das Confederações e da Copa do Mundo no Brasil.

Qualquer objeto que represente ameaça à integridade dos torcedores poderá ser apreendido. A restrição se dá por questões de segurança e prevenção à violência, devido ao risco de esses objetos serem arremessados ou utilizados em possíveis brigas de torcidas.

  • Rádios de pilha - proibição suspensa
  • Baterias
  • Instrumentos musicais
  • Apitos
  • Porta-bandeiras
  • Outros objetos que representem risco à segurança

Com a revogação da medida que restringia o rádio, o aparelho poderá ser utilizado normalmente pelo torcedor nos estádios. Os outros itens seguem proibidos, conforme a nova nota da PM. Segue:

A PMPE observa um normativo desde 2013, com a inauguração da Arena e realização da Copa das Confederações, que restringe a entrada nos estádios de objetos que possam ser utilizados como armas ou arremessados pelos torcedores em momentos de confronto. Definir exatamente quais são esses objetos fica pela interpretação da autoridade policial.

Pernambuco voltou recentemente a permitir a entrada de torcedores nos estádios com a flexibilização das regras de enfrentamento da pandemia. Foram nominados alguns objetos para facilitar o trabalho de quem realiza o controle de acesso.

Entre esses objetos figurou o rádio de pilha. Nós estamos suspendendo esse entendimento para reavaliação e com relação aos rádios não haverá restrições. Demais objetos como hastes de bandeira e instrumentos musicais permanecem proibidos.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor