Dúvidas

Champions League: Por que final será em Paris, mas não no estádio do PSG?

Inicialmente a decisão seria realizada em São Petersburgo, na Rússia, mas os confrontos do país com a Ucrânia fez com que a Uefa mudasse o local

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 28/05/2022 às 13:06
X

Após o início do confronto armado entre Rússia e Ucrânia, a Uefa optou por retirar a final da Champions League desta temporada de São Petersburgo, cidade russa, e escolheu Paris como o novo palco da final, marcada para este sábado (28), entre Liverpool Real Madrid, às 16h.

Com a escolha da entidade, muitos comentaramm que o PSG teria uma rara oportunidade de disputar a final em casa para buscar o título inédito, caso tivesse chegado a esta decisão. A afirmação, no entanto, tratava-se de uma meia verdade.

Embora possamos dizer que o PSG, hipoteticamente, jogaria em casa, pelo jogo ser na França, ele não será disputado no estádio do clube, o Parc des Princes, e nem, tampouco, em Paris propriamente dita.

O estádio escolhido é o tradicional Stade de France, construído para ser palco da final da Copa do Mundo de 1998 e que recebe os principais jogos do país, sendo palco da Copa da França e jogos da Seleção Francesa, por exemplo. O estádio, com capacidade para mais de 81 mil espectadores fica localizado em Saint-Denis, na Grande Paris.

Por que não o Parc des Princes?

Embora o PSG seja um dos times mais poderosos do mundo, o seu estádio, embora confortável, passa longe da imponência de outras casas de gigantes europeus.

Além do fato do Stade de France ser o principal e maior estádio da França, uma final no Parc des Princes se torna inviável pela sua baixa capacidade de público. O estádio tem capacidade para receber pouco menos de 48 mil pessoas, um número absolutamente abaixo da que uma final de Champions League exige.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor