MILTON GONÇALVES

MORRE MILTON GONÇALVES: Flamenguista, ator viveu ex-jogador que descobriu e revelou Pelé

Milton Gonçalves morreu nesta segunda-feira (30)

Imagem do autor
Cadastrado por

Thiago Wagner

Publicado em 30/05/2022 às 15:45 | Atualizado em 31/05/2022 às 15:34
Notícia
X

Morreu nesta segunda-feira, 30 de maio, o ator Milton Gonçalves. O ator, que tinha uma carreira vasta na dramaturgia brasileira, também ficou conhecido pelo seu amor ao Flamengo, time do coração.

Tanto que chegou a declarar o seu eterno amor ao rubro-negro durante ao vivo durante um Fla-Flu transmitido na TV.

Na ocasião, em 2009, declamou trechos do texto do jornalista Artur da Távola, que apontava o orgulho de ser Flamengo.

Confira abaixo a versão na íntegra da obra intitulada “Ser Flamengo”:

Ser Flamengo

Ser Flamengo é ser humano e ser inteiro e forte na capacidade de querer. É ter certezas, vontade, garra e disposição. É paixão com alegria, alma com fome de gol e vontade com definição. É ser forte como o que é rubro e negro como o que é total. Forte e total, crescer em luta, peleja, ânimo, e decisão.

Ser Flamengo é deixar a tristeza para depois da batalha e nela entrar por inteiro, alma de herói, cabeça de gênio militar e coração incendiado de guerreiro. É pronunciar com emoção as palavras flama, gana, garra, sou mais eu, ardor, vou, vida, sangue, seiva, agora, encarar, no peito, fé, vontade. Insolação.

Ser Flamengo é morder com vigor o pão da melhor paixão; é respirar fundo e não temer; é ter coração em compasso de multidão.

Ser Flamengo é ousar, é contrariar norma, é enfrentar todas as formas de poder com arte, criatividade e malemolência. É saber o momento da contramão, de pular o muro, de driblar o otário e de ser forte por ficar do lado do mais fraco. É poder tanto quanto querer. É querer tanto como saber; é enfrentar trovões ou hinos de amor com o olhar firme da convicção.

Ser Flamengo é enganar o guarda, é roubar o beijo. É bailar sempre para distrair o poder e dobrar a injustiça. É ir em frente onde os outros param, é derrubar barreiras onde os prudentes medram, é jamais se arrepender, exceto do que não faz. É comungar a humildade com o rei interno de cada um.

É crer, é ser, é vibrar. É vencer. É correr para; jamais correr de. É seiva, é salva; é vastidão. É frente, é franco, é forte, é furacão. É flor que quebra o muro, mão que faz o trabalho, povo que faz país.

(Artur da Távola)

Além disso, ele viveu o ex-jogador que descobriu e revelou Pelé no filme "Pelé - O Nascimento de uma Lenda". O filme estreou em 2017 e foi dirigido por Jeff e Michael Zimbalist. A obra contava a história do Rei do Futebol até a sua glória. Milton Gonçalves interpretava Waldemar Brito, o ex-jogador que descobriu e revelou Pelé.

Durante divulgação do filme, no programa Redação SporTV, Milton Gonçalves enalteceu Pelé.

"Assistam ao filme e vejam o que a gente pode realizar quando tem vontade, quando alguém tem coragem, vontade, garra e quer fazer. Uma das pessoas importantes da história do meu país é o Edson Arantes do Nascimento, o Pelé", disse o ator na época.

MORRE MILTON GONÇALVES

Milton Gonçalves morreu nesta segunda-feira, 30 de maio, aos 88 ano de idade, no Rio de Janeiro. De acordo com a TV Globo, ele faleceu às 12h30. Ele já sofria de problemas de saúde após sofrer um AVC em 2020. 

Milton nasceu em Minas Gerais em 1933. Ele trabalhava na Globo desde 1965.

Matéria em atualização.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor