Equador fora da Copa do Mundo? Chile ou Itália podem assumir vaga; entenda
Atleta da seleção equatoriana teria falsificado documentação
Um caso levado à justiça pode tirar o Equador da Copa do Mundo de 2022. Isso porque o atleta da seleção equatoriana - Byron Castillo - teria falsificado seus documentos de nascimento e, na verdade, é colombiano.
Atuando em oito partidas de forma irregular, a presença do atleta pode custar 14 pontos ao Equador, que ainda aguarda decisão final da FIFA sobre o caso.
Mesmo assim, as provas mostradas à entidade - após processo aberto pela federação chilena - parece deixar a eliminação dos equatorianos cada vez mais possível de acontecer.
Falsificação pode tirar Equador da Copa do Mundo
Segundo o advogado Eduardo Carlezzo, que representa o Chile no processo perante a Fifa, foi descoberto - após investigação - que a certidão de nascimento do atleta Byron Castillo é falsa, já que ele não havia nscido no Equador.
Ainda de acordo com o advogado, o fato da certidão equatoriana não ter impressões digitais foi um ponto acusado pelo chile em relação ao que teria sido a fraude da Federação de Futebol do Equador.
"Os pais se casaram em Tumaco (cidade colombiana), Byron nasceu em Tumaco e foi batizado em Tumaco. A ideia de estar aqui é apresentar de forma bastante clara e transparente todos os argumentos que temos, os documentos que temos. O que coletamos do processo no caso. Quem fala a verdade não pode ter medo”, disse o Carlezzo.
Chile ou Itália podem herdar a vaga na Copa
O próximo passo do Chile é a transferência de pontos perdidos pelo Equador. Caso isso seja possível, a seleção chilena teria direito a mais cinco pontos, o que os deixariam na quarta colocação - ultrapassando Colômbia e Peru.
Nos dois confrontos entre Chile e Equador, um foi empate e o outro terminou com a derrota da La Roja.
Outra possibilidade, apesar de ser improvável, é a Itália herdar a vaga do Equador. Caso se ignore a ida de uma seleção sul-americana para a Copa do Mundo, irá a melhor colocada no Ranking da Fifa que estiver fora do torneio. Essa sendo a seleção italiana.
Campeã da Eurocopa 2020 (realizada em 2021), a Itália é a 6ª colocada do Ranking de seleções da Fifa, estando atrás apenas da Inglaterra, Argentina, França, Bélgica e Brasil.
Caso a substituição aconteça e a FIFA não promover um novo sorteio - por causa da mudança de calibre entre as seleções -, a seleção que entrar irá para o Grupo A, com Catar, Senegal e Holanda.
Grupos da Copa do Mundo 2022
- Grupo A - Catar, Equador, Senegal, Holanda
- Grupo B - Inglaterra, Irã, Estados Unidos e País de Gales
- Grupo C - Argentina, Arábia Saudita, México, Polônia
- Grupo D - França, Repescagem 1 (Peru x Emirados Árabes/Austrália), Dinamarca, Tunísia
- Grupo E - Espanha, Repescagem 2 (Costa Rica x Nova Zelândia), Alemanha, Japão
- Grupo F - Bélgica, Canadá, Marrocos, Croácia
- Grupo G - Brasil, Sérvia, Suíça, Camarões
- Grupo H - Portugal, Gana, Uruguai, Coreia do Sul