Corinthians

Corinthians vai perder pontos no Brasileirão? Saiba como foi julgamento hoje no STJD por gritos homofóbicos em clássico

Corinthians foi denunciado por cantos homofóbicos da torcida

Imagem do autor
Cadastrado por

Thiago Wagner

Publicado em 23/06/2022 às 10:34 | Atualizado em 23/06/2022 às 10:51
Notícia
X

O Corinthians iria a julgamento hoje (23), no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), e poderia perder pontos no Brasileirão. O julgamento seria por gritos homofóbicos da torcida no clássico contra o São Paulo, pelo Brasileirão. A pena prévia até a perda de três pontos na classificação da Série A.

No entanto, o julgamento não ocorreu mais nesta quinta-feira. A defesa do Corinthians pediu adiamento e a procuradoria acolheu. Assim, o julgamento foi adiado. Ou seja, o Corinthians não perderá pontos, pelo menos por enquanto.

O julgamento começou às 10h, horário de Brasília. O caso do Corinthians seria o quinto na pauta da quarta Comissão Disciplinar do tribunal. O Corinthians foi enquadrado no artigo 243 - G, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê punições para atos discriminatórios de atletas, dirigentes e torcedores. 

A perda muda a posição do Corinthians já que o Timão tem 25 pontos e está em segundo. O terceiro, Athletico-PR tem 21. No entanto, pode atrapalhar a busca pelo título já que o Palmeiras lidera com 28.

O jogo entre Corinthians e São Paulo foi realizado no dia 22 de maio e terminou empatado em 1x1. Na ocasião foram registrados os gritos homofóbicos da torcida.

Vale lembrar que o Cruzeiro correu o mesmo risco na Série B e acabou escapando da punição, em processo parecido.

Confira o que prevê o artigo 243-G do CBJD sobre o caso do Corinthians:

Art. 243-G. Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: (Incluído pela Resolução CNE nº 29 de 2009).

PENA: suspensão de cinco a dez partidas, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de cento e vinte a trezentos e sessenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código, além de multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais). (Incluído pela Resolução CNE nº 29 de 2009).

§ 1º Caso a infração prevista neste artigo seja praticada simultaneamente por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade de prática desportiva, esta também será punida com a perda do Resolução CNE nº 29, de 10 de dezembro de 2009 179 número de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e, na reincidência, com a perda do dobro do número de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente; caso não haja atribuição de pontos pelo regulamento da competição, a entidade de prática desportiva será excluída da competição, torneio ou equivalente. (Incluído pela Resolução CNE nº 29 de 2009).

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor