Série B

SPORT: desfalques obrigam Dal Pozzo a mexer no time; confira possíveis escalações do Leão para pegar o Brusque

Rafael Thyere, Ezequiel e Ray Vanegas estão suspensos e não enfrentam o Brusque, pela 14ª rodada da Série B

Imagem do autor
Cadastrado por

Caio Ferreira

Publicado em 24/06/2022 às 6:00
Notícia
X

O Sport irá receber a equipe do Brusque pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2022. A partida está marcada para o próximo sábado, 25 de junho, às 18h30 (horário de Brasília).

O confronto entre as duas equipes está marcado para a Ilha do Retiro. Mesmo com as fortes chuvas que atingiram o Recife na última quarta-feira (22), o gramado da Ilha resistiu bem e apareceu em bom estado nesta quinta (23).

Fortunato Russo/Reprodução Twitter
O vice-presidente de patrimônio do Sport, Fortunato Russo, divulgou imagens do gramado da Ilha do Retiro nesta quinta-feira (23). - Fortunato Russo/Reprodução Twitter

OS DESFALQUES DO SPORT

O técnico Gilmar Dal Pozzo terá problemas para montar o Sport para a partida contra o Brusque e não poderá repetir a escalação das últimas partidas por ter vários desfalques por suspensão.

Começando pelo ataque, o atacante Ray Vanegas tomou o terceiro amarelo enquanto estava no banco de reservas no clássico contra o Náutico e, mesmo sem ter sido acionado na partida, está suspenso.

Na defesa, dois nomes estão fora. O primeiro é o capitão do time, Rafael Thyere, que deve ser substituído por Fábio Alemão. O outro é o lateral-direito Ezequiel, que vinha sendo titular na ausência por lesão de Ewerton e também tomou o terceiro amarelo.

ANDERSON STEVENS/SPORT CLUB DO RECIFE
Rafael Thyere é o capitão do Sport na Série B - ANDERSON STEVENS/SPORT CLUB DO RECIFE

O problema é que Ewerton, titular da lateral-direita do Sport, ainda não se recuperou totalmente do desconforto muscular que o tirou dos últimos dois jogos do Leão e segue como dúvida para a partida contra o Brusque.

POSSÍVEIS ESCALAÇÕES E MUDANÇAS NO SPORT

A possível ausência de Ewerton acaba gerando um efeito dominó no Sport, já que ela acaba “somando” as suspensões de Ezequiel e Thyere.

Se apenas um dos dois tivesse suspenso, Fábio Alemão seria o substituto natural. Porém, na ausência dos dois, se Ewerton também não puder jogar, Gilmar Dal Pozzo terá que inovar na escalação do Sport. Vamos às possibilidades:

INVERTER E IMPROVISAR UM LATERAL-ESQUERDO

A primeira possibilidade para Gilmar Dal Pozzo montar a defesa do Sport é escalar Fábio Alemão no lugar de Thyere e improvisar o lateral-esquerdo Sander no lado direito.

Com isso, Lucas Hernandez ganharia a titularidade na lateral-esquerda enquanto o titular da posição, que é Sander, estaria improvisado na direita. A escalação ficaria assim:

Reprodução / Tactical Pad
Possibilidade de escalação do Sport para partida contra o Brusque pela 14ª rodada da Série B 2022 mantendo dois zagueiros, com improvisação de Sander na lateral-direita e Lucas Hernández titular na esquerda. - Reprodução / Tactical Pad

Escalação: Maílson; Sander, Fábio Alemão, Sabino e Lucas Hernández; Fabinho, Bruno Matias e Giovanni; Jáderson, Luciano Juba e Kayke. Formação 4-3-3.

IMPROVISAR UM VOLANTE NA LATERAL-DIREITA

A segunda possibilidade para o técnico Dal Pozzo é colocar um volante na lateral-direita. Fábio Alemão continuaria substituindo Thyere e Sander continuaria na esquerda.

As opções de improviso de um volante ficam entre Ronaldo e Pedro Naressi, enquanto todo o restante do time seguiria a mesma linha das últimas partidas. Confira:

Reprodução / Tactical Pad
Possibilidade de escalação do Sport para partida contra o Brusque pela 14ª rodada da Série B 2022 mantendo dois zagueiros, com improvisação de um volante na lateral-direita. - Reprodução / Tactical Pad

Escalação: Maílson; Ronaldo (Pedro Naressi), Fábio Alemão, Sabino e Sander; Fabinho, Bruno Matias e Giovanni; Jáderson, Luciano Juba e Kayke. Formação 4-3-3.

USAR UMA FORMAÇÃO COM TRÊS ZAGUEIROS

Das formações possíveis, esta pode ser considerada a menos provável. Mesmo o Sport tendo a defesa como seu setor mais forte, tanto em campo como também no elenco, uma formação com três zagueiros não costuma ser usada por Dal Pozzo.

Mas como aqui estamos trabalhando com possibilidades, vamos a ela: Fábio Alemão entraria no lugar de Rafael Thyere e Chico entraria para formar o trio de zagueiros com Alemão e Sabino.

Sander seria adiantado para ser ala esquerdo e aí ficaria a questão de quem faria a ala pela direita, se seria um volante, o meia Thiago Lopes, um ponta ou até Luciano Juba jogando invertido, como às vezes vem sendo acionado na ponta-direita durante as partidas. Veja as variações com três zagueiros.

OPÇÃO 01: Meio formado com Luciano Juba e Giovanni, Sander de ala esquerda e três volantes, sendo um deles o "ala direito".

Reprodução / Tactical Pad
Possibilidade de escalação do Sport para partida contra o Brusque pela 14ª rodada da Série B 2022 com três zagueiros, três volantes (um como "ala direito") e Luciano Juba com Giovanni no meio. - Reprodução / Tactical Pad

Escalação: Maílson; Fábio Alemão, Sabino e Chico; Sander, Fabinho, Bruno Matias e Ronaldo (Naressi); Luciano Juba, Giovanni; Kayke. Variação entre 3-4-3, 3-6-1 e 3-4-2-1.

OPÇÃO 02: Meio formado por Luciano Juba e Giovanni, Sander na ala esquerda e Jáderson (também pode ser Bill) de ala direito.

Reprodução / Tactical Pad
Possibilidade de escalação do Sport para partida contra o Brusque pela 14ª rodada da Série B 2022 com três zagueiros, Jáderson como ala direito e Luciano Juba com Giovanni no meio. - Reprodução / Tactical Pad

Escalação: Maílson; Fábio Alemão, Sabino e Chico; Fabinho, Bruno Matias, Sander, Jáderson, Luciano Juba e Giovanni; Kayke. Variação de 3-4-3 para 3-6-1.

OPÇÃO 03: Sander na ala esquerda, Luciano Juba na ala direita e meio formado por Giovanni e Thiago Lopes.

Reprodução / Tactical Pad
Possibilidade de escalação do Sport para partida contra o Brusque pela 14ª rodada da Série B 2022 com três zagueiros, Luciano Juba como ala direito e Thiago Lopes no meio. - Reprodução / Tactical Pad

Nesta opção, ainda caberia uma alteração de Thiago Lopes por um volante, seja Ronaldo, Naressi ou até William Oliveira, mantendo Juba como ala direito.

Escalação: Maílson; Fábio Alemão, Sabino e Chico; Fabinho, Bruno Matias, Sander, Luciano Juba, Thiago Lopes (Ronaldo, Naressi ou William Oliviera) e Giovanni; Kayke. Variação de 3-4-3 para 3-6-1.

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor