COPA DO MUNDO

COPA DO MUNDO: Fifa anuncia mudança na marcação de impedimento para Mundial do Catar; entenda novidade

Foi anunciada, nesta sexta-feira (1), a mudança na marcação de impedimento durante a Copa do Mundo 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Neukranz

Publicado em 01/07/2022 às 9:07 | Atualizado em 01/07/2022 às 9:09
Notícia
X

Foi anunciada, nesta sexta-feira (1), a mudança na marcação de impedimento durante a Copa do Mundo 2022. A Fifa validou o uso do impedimento semiautomático, marcado com auxílio de tecnologia e que visa aumentar a velocidade e precisão das decisões.

Esta é a segunda Copa do Mundo seguida com uma nova tecnologia introduzida na arbitragem. Em 2018, no Mundial da Rússia, foi introduzido o VAR.

A tecnologia do impedimento semiautomático estabelece a posição dos jogadores e da bola a qualquer momento. O recurso facilita e auxilia a arbitragem na detecção do impedimento, mas não inibe as decisões dos árbitros de campo e vídeo.

São utilizadas 12 câmeras conectadas ao recurso, todas posicionadas no teto dos estádios, onde monitorarão até 29 pontos de dados de cada jogador em uma frequência de 50 vezes por segundo.

A nova tecnologia também conta com um sensor localizado na bola do jogo, que envia um pacote de dados até 500 vezes por segundo, diretamente para a cabine do VAR. O sensor permite que seja mais precisa a distinção de quando é realizado o último toque na bola nos lances de ataque.

A Fifa destaca que o impedimento semiautomático mescla dados e inteligência artificial para alertar aos árbitros de vídeo nas vezes em que um atacante em situação de impedimento tocar na bola.

Além de tudo, tudo ocorrerá dentro de alguns segundos, o que visa aumentar o tempo de bola rolando das partidas e diminuir as paradas para consultas de arbitragem nos jogos de futebol.

Copa do Mundo: Conheça os técnicos que levaram o Brasil ao pentacampeonato

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor