Fórmula 1

FÓRMULA 1: Chefão da Red Bull admite "mancha" no título de Verstappen sobre Hamilton em 2021

Verstappen foi campeão após ultrapassar Hamilton na última volta da última corrida de 2021

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 21/07/2022 às 12:12 | Atualizado em 21/07/2022 às 12:17
Notícia
X

A temporada 2022 da Fórmula 1 já se encontra na metade, mas, a última corrida de 2021, marcada por várias polêmicas e pelo título de Max Verstappen, da Red Bull, sobre Lewis Hamilton, da Mercedes, segue repercutindo.

Em entrevista ao The Cambridge UnionChristian Horner, chefe de equipe da Red Bull, reconheceu erros da direção de prova e afirmou que aquilo acabou "diminuindo o título de Verstappen".

"Ele errou ao não permitir que todos os retardatários recuperassem a volta. Apenas três carros não foram autorizados a passar e tiveram de ficar no fim do pelotão. É uma pena, já que as conquistas de Max no passado foram diminuídas pelos eventos em Abu Dhabi", afirmou.

Na ocasião, foi acionado o Safety Car após batidas de Nicholas Latifi, da Williams, a pouco voltas do fim da corrida.

Inicialmente, Michael Masi, diretor de prova, não permitiu que os retardatários recuperassem a volta enquanto o carro de segurança estivesse na pista, o que deixaria cinco carros entre o líder da corrida, HamiltonVerstappen.

A decisão já seria pouco usual, já que normalmente é permitida a recuperação de volta por parte dos retardatários. Após protestos da Red Bull, que já se sentiram prejudicados após Hamilton não ser instruído a devolver posição por uma ultrapassagem ilegal na primeira volta, Masi mudou a decisão.

Sem tempo para permitir que todos os carros recuperassem a volta, Masi permitiu que o momento lucky dog fosse aproveitado apenas pelos carros entre os dois pilotos que disputavam o título.

Com pneus novosmacios contra usados duros de HamiltonVerstappen conseguiu a ultrapassagem e se sagrou campeão mundial de Fórmula 1.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor