Barcelona

Estrela do Barcelona diz que clube força sua saída e ameaça anular seu contrato; entenda

Barcelona e Frenkie De Jong é um caso que vem se estendendo durante toda a transição de temporadas na Europa

Imagem do autor
Cadastrado por

Caio Ferreira

Publicado em 08/08/2022 às 19:31
Notícia
X

O Barcelona está correndo contra o tempo para conseguir se adequar ao fair play financeiro de La Liga para poder inscrever os jogadores contratados desde o fim da última temporada.

A equipe catalã está em uma profunda crise financeira e teve que realizar vendas de jogadores e também de fatias de seus direitos de marketing para ter dinheiro e assim investir em novas contratações.

Mesmo assim, segundo La Liga, o clube ainda não está dentro do que o fair play financeiro da liga pede e precisa "se livrar" de mais algumas despesas.

AFP
Xavi é treinador do Barcelona - AFP

A solução encontrada pelo Barcelona é vender mais alguns jogadores. Um exemplo é o goleiro brasileiro Neto, que foi vendido para o Bournemouth, da Inglaterra. Um outro nome que tem sua saída especulada é o do meia holandês Frenkie De Jong e o Manchester United aparece como um destino provável.

BARCELONA TEM SUSPEITA DE CRIMES NO CONTRATO DE ALGUMAS ESTRELAS, INCLUSIVE FRENKIE DE JONG

Segundo o jornal britânico The Athletic, a diretoria do Barcelona enviou uma carta para De Jong com uma advertência de que podem haver irregularidades no contrato de renovação que o jogador assinou em 2020, durante a pandemia, onde chegou até a diminuir seu salário para ajudar o clube.

A matéria do The Athletic não detalha quais os argumentos, mas segundo o clube, o contrato é passível de ser anulado devido a algumas irregularidades. Se isso acontecer, seria mais um "ponto positivo" na corrida dos culés para a adequação ao fair play financeiro da Liga. 

O Barcelona vem pressionando o holandês para que ele aceite alguma oferta de transferência ou reduza drasticamente seu salário, mais uma vez (entenda mais abaixo), o que ajudaria o clube nessa adequação ao fair play financeiro e permitiria a inscrição de nomes como Lewandowski e Raphinha, recém-contratados.

AFP
Raphinha é uma das principais contratações do Barcelona para a temporada - AFP

O estafe do atleta, por sua vez, vê esse comunicado como mais uma medida de pressão para que o jogador resolva sair do clube, ou aceite uma redução forçada de salário, diferente da que fora aceita em 2020, que foi num acordo entre as partes.

As suspeitas de irregularidades nos contratos também envolvem outros jogadores do clube, como os zagueiros Piqué e Lenglet (que foi emprestado ao Tottenham) e do goleiro Ter Stegen, segundo informações do jornal espanhol Mundo Deportivo.

ENTENDA A SITUAÇÃO CONTRATUAL DE FRENKIE DE JONG COM O BARCELONA

Em 2019, o meia foi contratado pelo Barcelona junto ao Ajax, da Holanda. O jogador chegaria para receber cerca de 14 milhões de euros por temporada e com contrato até 2024.

Em 2020, durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19, o então presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, assinou com o jogador uma extensão contratual até 2026, onde ele reduziria drasticamente seu salário naquela temporada e na seguinte (2020 e 2021) e os valores a receber seriam redistribuídos nos anos seguintes.

Com isso, De Jong recebeu cerca de 3 milhões de euros em 2020 e 9 milhões em 2021. A questão é que, para a temporada de 2022, há um salto significante nesse valor.

REPRODUÇÃO/TWITTER
Frenkie de Jong é um dos destaques do Barcelona e já foi comandado por Ten Hag, novo treinador do Manchester United - REPRODUÇÃO/TWITTER

Segundo o jornalista Marcelo Bechler, o valor de salário que De Jong tem para receber em 2022 é de 18 milhões de euros, mas não para por aqui. Além desse valor, existe no contrato um "bônus de fidelidade", no valor de 15 milhões de euros, que é ativado se o jogador cumprir certa parte de seu contrato no clube. Esse gatilho é acionado justamente nesta temporada de 2022.

Além disto, ainda existe uma cláusula contratual onde o jogador recebe um bônus de 2 milhões de euros se atuar pelo menos 60% dos jogos e Frenkie é um dos jogadores que mais atuam no atual elenco culé.

A conta é pesada para o Barcelona: se Frenkie De Jong não for vendido, ele passará a receber cerca de 24 milhões de euro POR TEMPORADA até o fim de seu contrato (18M de salário fixo + 2M de bônus por atuação + 3,75M do bônus de fidelidade, que foi dividido pelos anos restantes).

ESTREIA DO BARCELONA EM LA LIGA 2022/23

O time do Barcelona tem sua estreia na temporada 2022/23 de La Liga marcada para o próximo sábado, dia 13 de agosto.

O adversário é o Rayo Vallecano e a partida está marcada para as 16h (horário de Brasília) no Camp Nou, mas não há nada certo que os contratados do Barcelona possam fazer sua estreia oficial pelo clube, justamente pela questão do fair play financeiro.

Daniel Alves se despede do Barcelona: "fecho um ciclo lindo"

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor