Quadras em comunidades de Pernambuco ganham vida nova através das cores e do trabalho em equipe

Parceria entre a iniciativa privada e ONG incentiva a prática de esportes e atividades ao ar livre

Imagem do autor
Cadastrado por

Caio Ferreira

Publicado em 09/08/2022 às 22:04 | Atualizado em 10/08/2022 às 11:07
Notícia
X

Mais de 60 voluntários em quatro comunidades de Pernambuco arregaçaram as mangas para dar cara nova a espaços importantes para o lazer e prática de esportes de crianças e jovens moradores de Cohab I (Garanhuns-PE), Penedo de Cima (São Lourenço da Mata-PE), Massangana (Cabo de Santo Agostinho-PE) e Várzea Fria (São Lourenço da Mata-PE). 

Todo o processo foi feito por meio do apoio das próprias comunidades que, através das redes comunitárias, parceiros locais do projeto, com as próprias mãos, renovaram esses espaços. Esses mesmos líderes locais ajudaram a construir as quadras, entre os anos de 2012 e 2018 – criadas a partir da metodologia da love.fútbol.

Agora, estão trabalhando em uma nova fase: a de revitalização desses locais, que ganham novas cores para que os jovens e crianças do entorno possam brincar, viver sua paixão pela bola e evoluir nesse ambiente que funciona como uma plataforma de desenvolvimento e convivência comunitária.

Para renovar o espaço, uma empresa de tintas destinou cerca de 800 litros de tinta para pintura das quatro quadras. A iniciativa está totalmente alinhada ao Tudo de Cor, que, em mais de 10 anos de história, já entregou cerca de 2 mil projetos, com 17 mil imóveis renovados, 5,5 mil pintores formados e 1,1 milhão de litros de tinta utilizados.

Divulgação
Movimento Tudo de Cor - Divulgação

E é visto que, de fato, essa transformação teve resultados. “Depois dessa revitalização, os jovens que gostam de jogar sentem ainda mais prazer em usar o espaço, jogando ainda mais bola na quadra”, conta Alda Melo, membro da associação dos moradores e uma das líderes comunitárias do projeto na Cohab I.

Para Lailson Simplicio, presidente da Associação dos Moradores na Cohab I, o espaço renova a possibilidade de convivência para os moradores do local. “Um espaço como esse vem agregar valores e, consequentemente, dar prazer e lazer a todos que fazer parte da nossa comunidade”, afirma.

Divulgação
Movimento Tudo de Cor - Divulgação

“Foi muito marcante essa experiência de ver as pessoas das comunidades se juntando para revitalizar as quadras, que foram construídas, anos atrás, por elas próprias. Incrível reviver isso, ver esse sentimento de colaboração, de união, de conquista coletiva, se materializando em prol de um espaço de lazer e convivência, que vem sendo mantido para as futuras gerações da comunidade" falou Mano Silva, diretor de Operações da love.fútbol.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor