Copa do Mundo

Nike proibiu nome do seu candidato na NOVA CAMISA DO BRASIL 2022? Veja como driblar

A Nike não permite que o usuário do site preencha nomes como 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro Gomes' ou 'Tebet', por exemplo

Imagem do autor
Cadastrado por

Vinícius Barros

Publicado em 11/08/2022 às 10:29 | Atualizado em 11/08/2022 às 10:32
Notícia
X

A Nike lançou a nova camisa do Brasil para a Copa do Mundo 2022, que começa em novembro no Catar. Ansiosos pelo uniforme, os torcedores brasileiros lotaram o site da empresa de material esportivo e já esgotaram alguns tamanhos, como PP, GG e Extra GG para o modelo masculino número I.

Porém, um fato que chamou a atenção do público foi a proibição da Nike na personalização da camisa. Em especial, dos candidatos à Presidência da República da Eleição 2022.

A empresa não permite que o usuário do site preencha nomes como "Lula", "Bolsonaro", Ciro Gomes" ou Tebet", ou seja, os quatro candidatos com mais votos no pleito deste ano.

Veja como driblar a proibição da Nike e personalizar sua camisa

Mas se você quer driblar esta proibição, saiba que é possível. Primeiro é importante destacar que apenas dez caracteres podem ser usados na personalização da camisa, sendo este o limite para qualquer nome.

O que a Nike não impediu foi o uso de algumas variações para chamar estes candidatos. Por exemplo:

  • Eleitores de Lula

Os eleitores de Lula ainda podem usar o diminutivo ou aumentativo para se referir ao candidato, escolhendo "Lulinha" ou "Lulão" na camisa. "Luís Inácio" não caberia por passar de 10 caracteres.

  • Eleitores de Bolsonaro

Já os eleitores de Bolsonaro podem utilizar o primeiro nome do presidente "Jair", sem impeditivos da Nike. Outra opção é personalizar com "Messias", segundo nome do candidato.

  • Eleitores de Ciro Gomes

Para quem é eleitor de Ciro Gomes, ainda é possível marcar o nome "Ciro" e personalizar a camisa. Só não é permitido o nome completo, pois a Nike vetou mesmo cabendo em 10 caracteres.

  • Eleitores de Simone Tebet

Simone Tebet teve o sobrenome barrado, porém o primeiro nome pode ser utilizado.

Para se fazer referência ao seu candidato, o comprador da camisa pode utilizar o nome + o número do partido abaixo, afinal nenhum numeral de 00 a 99 foi vetado pela Nike.

Mais proibições da Nike

Vale destacar que outros políticos tiveram os nomes vetados como "Doria" “Moro”, “Damares”, “ACM”, “Haddad”, “Dirceu”, “Calheiros”, “Garotinho”, “Dilma”, “FHC”, “Collor”, “Sarney” e até “JK”.

Vacinas vetadas

Há também quem deseje homenagear a vacina contra a Covid-19 na nova camisa do Brasil 2022. Entretanto, a Nike estava atenta a esta possibilidade e vetou o uso de nomes como "Pfizer", "Coronavac", "Corona" ou até mesmo o termo "Vacina".

"Astrazeneca" já é barrada naturalmente por ter mais de 10 caracteres.

Erro da Nike

Há uma forma de homenagear a vacina "Janssen". Isso porque a Nike vetou apenas a versão com um "S", no caso "Jansen". Porém, a grafia certa da vacina da Johnson & Johnson é "Janssen", com dois ss.

Copa do Mundo: Saiba quem são os maiores artilheiros da história da Seleção Brasileira

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor