Etiene Medeiros se emociona com disputa do José Finkel em casa e projeta grande semana no Recife
A pernambucana Etiene Medeiros está de volta às competições de natação com a oportunidade de competir em casa
O Troféu José Finkel é um dos principais torneios do calendário de eventos da natação brasileira. Neste mês de setembro é realizada a 47ª edição do torneio e, pela primeira vez, está sendo sediado no Recife.
Para Etiene Medeiros, nadadora pernambucana e a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, o José Finkel estar sendo realizado no Recife tem um gostinho especial:
“Eu me sinto bem feliz e emocionada. Primeira vez que estou competindo em casa, uma emoção diferente. Exatamente um ano que fiz cirurgia. Para mim, este momento está tendo um significado diferente. E começar com o revezamento foi muito bom e, melhor ainda, com medalha para nossa equipe. Como pernambucana, sinto orgulho de ter a elite da natação brasileira aqui”, afirmou Etiene, que já conquistou uma prata, no revezamento 4x100. Ela competiu pelo Sesi ao lado de Lorrane Cristina Ferreira, Alexia Tavares e Thaiana Melissa Amaral. O Pinheiros levou o ouro e o Flamengo o bronze.
A nadadora está de volta às competições após passar por uma cirurgia no joelho direito, que foi necessária após Etiene romper os ligamentos do joelho. A nadadora falou sobre como é competir em casa:
“Eu acho que estar em casa tem uma energia diferente. Muito importante para minha fase e minha carreira. O povo pernambucano é muito talentoso. Temos gerações aqui nesta piscina. E esta semana vamos mostrar para o Brasil o que a gente tem de melhor”, garantiu a nadadora, operada em setembro do ano passado, quando reconstruiu dois ligamentos do joelho direito, o cruzado anterior e o contra lateral.
O Troféu José Finkel é a única seletiva nacional para o Mundial de Natação em Piscina Curta, que será realizado no mês de dezembro em Melbourne, na Austrália. Entre a quinta (15) e sábado (17), Etiene irá disputar as seguintes provas individuais do Finkel: 50m costas, 50m borboleta e 50m livre.
O torneio está sendo realizado no Complexo Santos Dumont, no Recife, e começou na última terça-feira (17) e irá se estender até o próximo sábado, 17 de setembro.
ETIENE MEDEIROS CONTA COM TORCIDA ESPECIAL NO RECIFE
Com a realização do Troféu José Finkel no recife, as crianças do Instituto Etiene Medeiros (IEM), fundado pela nadadora, que realiza as suas atividades no Complexo Esportivo Santos Dumont vem tendo a oportunidade de acompanhar ao vivo Etiene competindo.
As crianças estarão acompanhando a competição e torcendo muito pela fundadora do Instituto. Na terça-feira à tarde, tiveram a visita da ex-nadadora Fabíola Molina, destaque da natação feminina brasileira nas provas de costas, que se despediu das piscinas em 2013.
O IEM contribui para a formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com aulas de natação, desenvolvimento de habilidades, cidadania, cultura e diversidade, além de acompanhamento psicossocial do grupo e encontros com nutricionista para orientações alimentares.