Vitória do Náutico serve mais pela honra dos jogadores e pouco muda o risco de queda do Timbu na Série B
O Náutico venceu o Tombense por 4x3 na 33ª rodada da Série B 2022, mas continua na lanterna da competição
Apesar de ter voltando a vencer na Série B do Campeonato Brasileiro, bateu a Tombense na última terça-feira (4) por 4x3, o Náutico tem pouco a comemorar na competição. Muito porque ainda segue na lanterna do campeonato, agora tem 30 pontos, a sete do 16º, e com altíssimas chances de rebaixamento para a Série C do ano que vem.
Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, mesmo com os três pontos somados nos Aflitos, o Timbu tem mais de 95% de risco de cair. Ou seja, A vitória serviu meio que como um alento para a honra dos jogadores alvirrubros.
Para deixar a situação mais delicada, o Náutico tem dois compromisso fora de casa. Já nesta sexta-feira (7), contra o Criciúma, e no dia 14, encara o Novorizontino. Com apenas duas vitórias fora do Recife, o Timbu tem a segunda pior campanha fora de casa entre todos os times da Série B.
Mesmo diante dessas dificuldades, o técnico Dado Cavalcanti não se abate. Para não deixar os jogadores se desmotivarem, se apega a cada detalhe positivo da equipe, como a vitória sobre a Tombense, por exemplo. Para ele, o êxito contra os mineiros demonstrou muita maturidade do elenco.
"O nosso aspecto emocional e psicológico foi fantástico. Fiz esse elogio para os jogadores. Espero que a gente tenha essa tranquilidade, porque os próximos jogos vão ser desafiadores como esse. Temos que ter a maturidade para conseguir o resultado", disse Dado.
MAIS TRABALHO PARA DADO CAVALCANTI
Contudo, segue com muito trabalho no Náutico, principalmente no que diz respeito à profundidade do elenco. Além das ausências dos zagueiros Maurício, Wellington e João Paulo, do meia Souza e dos atacante Júlio e Geuvânio, o comandante alvirrubro terá mais um desfalque para a partida de sexta-feira, no Heriberto Hulse.
O atacante Kieza, que não foi relacionado na vitória sobre o Tombense por causa de uma crise de labirintite, também não viajou com a delegação para Santa Catarina por conta de uma otite (inflamação no ouvido).
Dessa maneira, a única opção disponível para Dado é Amarildo, que disputou sua última partida justamente na partida de ida contra o Criciúma, pela 15ª rodada, há exatamente um turno atrás. Outra alternativa seria jogar sem um centroavante de referência.
Dado só deve definir o time nesta quinta-feira, no treinamento em Santa Catarina. Ainda assim, deve ir com a seguinte equipe para o duelo fora de casa: Jean, Victor Ferraz, Anilson, Arthur Henrique e João Paulo; Djavan, Jobson (Thomaz), Richard Franco e Jean Carlos; Everton Brito e Pedro Vitor (Amarildo).