COPA DO MUNDO 2022

Veja por que BRUNO GUIMARÃES é o substituto ideal de NEYMAR na SELEÇÃO BRASILEIRA

Tite tem várias opções para substituir Neymar na Seleção Brasileira

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 27/11/2022 às 11:42
Análise
X

Seleção Brasileira estreou com vitória contra a Sérvia, na última quinta-feira, na Copa do Mundo 2022. Mas, apesar do resultado de 2 x 0 e um excelente desempenho em campo, nem tudo foram flores para a equipe comandada por Tite, que teve confirmados os desfalques de Neymar Danilo.

JEWEL SAMAD/AFP
Neymar se machucou durante o jogo com a Sérvia - JEWEL SAMAD/AFP

Sem tempo estipulado para retorno, os dois terão que ser substituídos, pelo menos, nos próximos dois jogos do Brasil na Copa, contra Suíça, na segunda-feira (28), e Camarões, na sexta-feira (2).

Nenhum dos dois substitutos é óbvio. Mas, se na direita a briga é exclusiva entre Éder Militão Daniel Alves, a de Neymar passa por, pelo menos, cinco jogadores, sendo eles FredBruno GuimarãesRodrygoAntony Everton Ribeiro.

BRUNO GUIMARÃES É A MELHOR OPÇÃO PARA TITE

Tirando Everton Ribeiro, todos os outros jogadores atuam numa função diferente da que Neymar exerceu contra a Sérvia, onde foi o "1" do 4-2-1-3 daquela Seleção Brasileira que entrou em campo.

Ou seja, atuou como um "10" mais móvel, hora caindo pela esquerda, hora pela direita e hora entrando na área para se juntar à Richarlison. Com um jogador da sua qualidade e velocidade, além da facilidade de jogar com as duas pernas, o esquema se justifica, com Everton Ribeiro, nem tanto.

Com Fred, que entrou bem contra os sérvios e foi titular durante a maior parte do ciclo, Tite terá uma cartada de segurança, mas, terá que abrir mão da forma que jogou na estreia, reforçando a marcação no meio-campo, embora isso libera mais os pontas.

Com Antony ou Rodrygo ele teria que impor uma escalação com a qual nunca atuou ou, pelo que me recorde, sequer treinou, o que me parece algo bem distante do que Tite, que valoriza tanto os "processos", faria.

RESTA, PORTANTO...

Diante de todo esse cenário, Bruno Guimarães me parece a escolha ideal. Com ele em campo, Paquetá assumiria o lugar de Neymar no meio e voltaria a função que se habituou a fazer durante este ciclo.

Com Bruno Guimarães, ao invés de Fred, o Brasil poderia não ter a mesma força de marcação que teria com o camisa 8, mas, certamente se aproximaria mais da função que Paquetá exerceria com Neymar em campo.

NUFC/DIVULGAÇÃO
Bruno Guimarães é um dos protagonistas do Newcastle - NUFC/DIVULGAÇÃO

Isso com o adendo de que Bruno Guimarães passa muito longe de ser um mal marcador, tendo, pelo Newcastele, na Premier League, números defensivos parecidos aos de Fred em sua melhor temporada, por nota no Sofascore, pelo Manchester United.

Com Bruno Guimarães, seria a forma onde menos mudaria sua forma de jogar, com relação ao time que atuou contra a Sérvia, tendo, em um só jogador, as características, em menor escala, mas somadas, de Fred Paquetá.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor