QUEM É NEUZA INÊS BACK? Conheça a primeira brasileira que estará na arbitragem de uma partida da Copa Masculina na história da Competição
Conheça a brasileira que estará presente partida entre Costa Rica e Alemanha
A Copa do Mundo do Catar, está sendo o Mundial das novidades. Pela primeira vez o torneio está sendo disputado em um país do Oriente Médio, onde as partidas estão acontecendo no final do ano, porém, uma novidade nunca foi tão festejada quanto a comunicada na tarde desta terça-feira (29/11).
Em comunicado oficial, a FIFA anunciou o trio feminino que apitará pela primeira vez na história do Mundial, uma partida do futebol masculino. Para a conquista ser completa, teremos uma brasileira nesse trio, a catarinense Neuza Inês Back, de 38 anos, que será assistente 1 da partida, juntamente com a mexicana Karen Diaz Medina, que será assistente 2 e a francesa Stéphaine Frappart, que apitará o jogo.
Quem é Neuza Inês Back?
Nascida no dia 11 de agosto de 1984, no Munícipio de Saudades, Santa Catarina, Neuza Inês Back é formada em educação física e iniciou sua trajetória na arbitragem, após seu irmão André Luiz lhe convidar para atuar em partidas amadoras, filiadas à Federação Catarinense de Futebol.
Em 2006, ingressou na Federação depois de participar da avaliação anual, da qual foi aprovada. Já em 2008, estreou no futebol profissional, atuando em jogos do campeonato catarinense e no mesmo ano, foi incluída na relação nacional do quadro de arbitragens que iriam atuar na Copa do Brasil feminina. Neuza permaneceu na FCF até 2018, quando se transferiu para a FPF (Federação Paulista de Futebol).
Em 2012, foi informada que seu nome tinha sido incluído na relação de árbitros aspirantes da FIFA e passou a atuar em partidas internacionais.
Atualmente, ela mora com a amiga Edina Alves, quem a convenceu a sair de Santa Catarina para morar em São Paulo
"Eu conheci a Neuza em 2008, em um jogo que fui apitar do feminino em Santa Catarina e ela foi minha auxiliar. Depois desse encontro, a gente começou a conversar por mensagem, coisas de cursos, arbitragem, trocar ideia mesmo. Atualmente, nós dividimos um apartamento em São Paulo, desde que saiu nosso nome na lista do Mundial de 2018. Mudamos nossa vida para representar o Brasil fora", contou Edina.
Em 2022, Neuza foi selecionada para ser assistente na Copa do Mundo do Catar, sendo uma das seis mulheres que atuariam no mundial pela primeira vez. Ela está presente na partida desta quinta-feira, 01 de dezembro, entre Costa Rica e Alemanha, que acontecerá às 16h (horário de Brasília), partida válida pela terceira rodada da fase de Grupos do torneio.