QUAL A REAL SITUAÇÃO DE PELÉ? Veja os detalhes do estado de saúde do Rei do Futebol
Rei do Futebol enfrenta luta contra o câncer e está sob cuidados paliativos
O estado de saúde de Pelé mobiliza não só o Brasil, mas todo o mundo do futebol. Aos 82 anos, o Rei, como é conhecido, passa por momentos delicados em sua saúde e está internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde a última sexta-feira (2).
O ex-jogador enfrentar um câncer no cólon, mas seu corpo não está mais respondendo à quimioterapia, o que lhe fez entrar em o que os médicos chamam de "tratamento paliativo", que são os cuidados prestados ao paciente com paciente incurável que visa oferecer dignidade e diminuição de sofrimento.
PELÉ VAI MORRER? ENTENDA A REAL SITUAÇÃO DO REI DO FUTEBOL
A não resposta ao tratamento quimioterápico pressupõe, sim, que o paciente não resistirá à doença e que virá a falecer. Mas, é muito importante de entender, sobretudo por respeito à Pelé, família e amigos, que isso não significa uma morte imediata ou algo nesse sentido, como alguns podem fazer parecer ser.
Isso significa, em termos mais precisos, de que não há mais a possibilidade de reversão da doença, mas isso não impede que o paciente siga vivendo, sob tais cuidados paliativos, por meses ou até anos, como indica a nota do hospital, informando que seu estado de saúde é estável.
"Edson Arantes do Nascimento foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein na última terça-feira (29) para uma reavaliação da terapia quimioterápica do tumor de cólon, identificado em setembro de 2021. Ele segue em tratamento e o estado de saúde continua estável. Tem tido boa resposta também aos cuidados na infecção respiratória, não apresentando nenhuma piora no quadro nas últimas 24h"
A nossa torcida, é claro, fica para que a vida de Pelé se prolongue pelo máximo de tempo possível, com o mínimo de sofrimento e o máximo de alegria para quem sempre proporcionou momentos de extrema felicidade, através do futebol, ao mundo.