CROÁCIA: Veja por que a Croácia é um FENÔMENO da COPA DO MUNDO
Croácia encara a Argentina nesta terça-feira (13), às 16h, horário de Brasília
A Croácia é um fenômeno da história da Copa do Mundo! País pequeno do leste europeu, com apenas 3,9 milhões de habitantes, de economia modesta, é independente apenas desde 1991, quando se separou da antiga Iugoslávia.
Sua primeira Copa do Mundo foi em 1998, quando foi 3° lugar e contou com o artilheiro da competição, Davor Suker, com 6 gols. Nesta terça-feira (13), entra para a história independente do resultado na semifinal contra a Argentina.
ENTENDA POR QUE A CROÁCIA É UM FENÔMENO DA COPA DO MUNDO
Esta é apenas a sexta participação da Croácia na Copa do Mundo, em três delas, chegou à semifinal. Além disso, já teve um artilheiro, Suker em 1998, e o melhor jogador da competição, Modric em 2018.
O título é um sonho, claro, mas cada vez mais possível, e não por um acaso ou por uma geração esporadicamente boa, mas por uma construção. Relembre as principais façanhas da Croácia nas Copas:
TERCEIRO LUGAR EM 1998
País independente desde 1995, a Croácia disputou sua primeira Copa do Mundo em 1998 após a dissolução da Iugoslávia, que também disputou aquele mundial.
De cara, já marcou história ao conquistar o 3° lugar. Os croatas chegaram na semifinal eliminando a Alemanha nas quartas, e a sensação de 94, Romênia, nas oitavas. Pararam apenas na França, dona da casa e posterior campeã.
Na disputa de 3° lugar, venceram a Holanda e, além disso, tiveram o artilheiro daquela Copa, Davor Suker, com 6 gols, à frente de nomes como Ronaldo, Kluivert e Zidane.
DECEPÇÃO ENTRE 2002 E 2014
Ausente apenas em 2010, os croatas não avançaram na fase de grupos nas Copas de 2002, 2006 e 2014, dando a impressão que a campanha de 1998 havia sido um fato isolado e que não voltaria a acontecer.
Neste intervalo, enfrentou o Brasil por duas vezes, perdendo as duas partidas. 1 x 0 em 2006, na Alemanha, e 3 x 1, no jogo de abertura, em São Paulo, em 2014.
VICE-CAMPEÃ EM 2018
Mas, 2018 veio para passar um pano nas decepções do século XXI e colocar a Croácia entre as grandes seleções do mundo.
Após passar com 100% de aproveitamento na fase de grupos, incluindo uma vitória por 3 x 0 sobre a Argentina, os croatas superaram Dinamarca e Rússia, dona da casa, nos pênaltis, e chegaram à semifinal, contra a Inglaterra.
De virada, comandados por Modric, que seria eleito melhor jogador da Copa, e do mundo, Perisic e Mandzukic, a Croácia venceu os ingleses por 2 x 1 e superaram o feito da geração de 98, chegando à Final contra a França.
Claramente cansada por tantas prorrogações, a Croácia até tentou, mas não resistiu ao excelente time da França e acabou sendo derrotada por 4 x 2 no Estádio Luzhniki, em Moscou.
CROÁCIA ESTÁ INVICTA EM 2022
A Croácia é uma das poucas seleções invictas nesta Copa do Mundo. Foram quatro empates e uma vitória até aqui em toda a Copa, com apenas três gols sofridos. Além disso, a Croácia venceu todas as vezes que levou a partida para a Prorrogação, três em 2018 e duas em 2022.