Seleção surpreende e anuncia TREINADOR ESTRANGEIRO para a Copa do Mundo 2026
Ele será apenas o terceiro estrangeiro na história a comandar a seleção
As danças das cadeiras na seleções começa a ganhar ritmo! Após várias saídas após a Copa do Mundo 2022, agora é a vez dos substitutos começarem a ser anunciados.
E isso acontece em meio a muitas especulações, envolvendo nomes empregados, livres no mercado e uma série de grandes seleções com lugares vagos.
Algumas raras são as exceções, como a campeã mundial Argentina, que manteve Lionel Scaloni, a vice-campeã França, que renovou com Didier Deschamps e a Holanda, que já havia anunciado Ronald Koeman para o lugar de van Gaal desde antes da Copa no Catar.
NOVO TREINADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA: QUEM VOCÊ ESCOLHE?
ROBERTO MARTÍNEZ, EX-BÉLGICA, É O NOVO TREINADOR DE PORTUGAL
E, após muita especulação envolvendo nomes como de José Mourinho e do próprio Louis van Gaal, Portugal definiu seu novo treinador para substituir um contestado Fernando Santos, campeão da Euro em 2016.
E a escolha é "polêmica". O escolhido pela FPF foi espanhol, ex-treinador da Bélgica nas Copas de 2018 e 2022, Roberto Martínez.
A polêmica não se dá pelo currículo de Martínez, que fez, à exceção da Copa 2022, excelentes campanhas com a Bélgica, incluindo um terceiro lugar na Copa 2018 e anos à frente do Ranking da Fifa.
A polêmica se dá pelo fato de ser espanhol. Apesar da proximidade linguística e cultural entre portugueses e espanhóis, há também uma grande rivalidade entre os países, inclusive entre seleções. Martínez será o terceiro estrangeiro a comandar a seleção portuguesa, que já teve Felipão, em toda a história.
Roberto Martínez acerta até o fim da Copa do Mundo 2026, que será disputada entre junho e julho do mesmo ano, nos EUA, Canadá e México. Ele também comandará a Seleção Portuguesa na Euro 2024, caso, claro, consiga a classificação.
Ele estreia no dia 23 de março, em casa, contra Liechtenstein pela primeira rodada do Grupo J das Eliminatórias da Euro 2024. O grupo conta ainda com Bósnia e Hezergovina, Luxemburgo, adversário da segunda rodada em 26 de março, Islândia e Eslováquia.