NOVO TREINADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA: Escolha da CBF "elimina" Luís Enrique, Abel Ferreira e Fernando Diniz; entenda
Ramon Menezes comandará a Seleção Principal em amistoso contra o Marrocos, em março
A CBF anunciou, durante esta semana, que Ramon Menezes, atual treinador da Seleção Brasileira Sub-20, campeã recente do Sul-americano da categoria, comandará, de forma interina, a Seleção Principal, nos amistosos de março, pela Data Fifa.
Até o momento, a CBF confirmou que o Brasil enfrentará o Marrocos no dia 25 de março, em Tânger, no país africano. É esperado que a entidade ainda faça o anúncio de um segundo amistoso, sem data e adversário definidos.
ESCOLHA POR RAMON MENEZES "ELIMINA" NOMES DA DISPUTA POR CARGO DE NOVO TREINADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA
A escolha por promover Ramon Menezes pode indicar duas coisas:
A primeira delas, de que a CBF não quer nenhum dos treinadores disponíveis no mercado, nem, tampouco, um treinador brasileiro.
Esse raciocínio atinge diretamente Luís Enrique, ex-treinador do Barcelona e que comandou a Espanha na última Copa do Mundo. Ele é o único estrangeiro, que apareceu nas últimas listas vazadas da CBF, que está livre no mercado e que poderia assumir o cargo de imediato.
A escolha também tranquiliza as torcidas de Palmeiras e Fluminense, já que a CBF também não se demonstra a fim de intervir nos clubes para tirar um de seus treinadores, no caso Abel Ferreira ou Fernando Diniz, como tantas vezes aconteceu no passado.
A segunda coisa que a escolha por Ramon pode indicar é que a CBF está insegura em relação ao novo nome. Ou de chegar a um acerto ou no próprio trabalho.
Com as Eliminatórias começando apenas em julho e classificando 6 das 10 equipes, mais o 7° para a Repescagem, para a Copa do Mundo 2026, a margem de erro da entidade é imensa. Além disso, a medida se assemelha à tomada pela AFA, quando promoveu Lionel Scaloni para interino na Argentina.
QUEM SERÁ O NOVO TREINADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA?
Por essa escolha, também se julga que o novo treinador atua na Europa e só assumirá após o fim da temporada europeia. Nesses termos, três nomes se enquadram.
Carlo Ancelotti, do Real Madrid, o grande favorito e nome mais forte nos rumores que circulam pela imprensa brasileira. O italiano tem contrato com o time espanhol até junho de 2024, mas a CBF estaria disposta a pagar sua multa para trazê-lo em julho deste ano.
Mesmo caso do português José Mourinho, que está na Roma. O seu nome, no entanto, é o menos especulado.
Quem aparece com força é o também português Jorge Jesus, ex-Flamengo. O "Mister", como é conhecido, tem contrato com o Fenerbahçe, da Turquia, até o fim de 2023, mas já avisou que não irá renovar. Ele ficaria livre para assumir um novo trabalho a partir de julho.