NÁUTICO X SPORT: Após STJD determinar portões fechados, SDS mantém torcida única do Timbu e indefinição segue momentos antes do jogo; entenda
A presença de público em Náutico x Sport, pela Copa do Nordeste, segue indefinida
A presença de público em Náutico x Sport, pela Copa do Nordeste, segue indefinida, restando menos de duas horas para o início da partida, marcada para às 17h30 (de Brasília). Após o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) definir portões fechados, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) deu aval para o Timbu mandar o jogo com sua torcida.
Inicialmente, a partida seria de torcida única, apenas com alvirrubros. Após liminar concedida pelo STJD ao Sport, a presença de torcedores rubro-negros seria garantida. No entanto, a notificação não chegou ao Náutico, que não iniciou o processo de venda de ingressos e anunciou nesta manhã que, devido ao curto tempo até o início do jogo, não poderia operá-lo com duas torcidas.
Então, às 14h, o STJD bateu o martelo e definiu que o jogo não terá a presença de nenhuma das torcidas, tendo em vista o descumprimento da liminar.
O Náutico, no entanto, recebeu ofício da SDS em que dá aval para realização da partida com portões abertos e torcida única.
NOTA DA SDS PARA NÁUTICO X SPORT
"Senhor Presidente, com os cordiais cumprimentos e em continuidade as medidas de segurança pública no âmbito do futebol Pernambuco, considerando ainda possíveis determinações do Superior Tribunal do Justiça Desportiva no sentido de realização da partida entre os clubes do Náutico e Sport Recife pela Copa do Nordeste neste dia 04/MAR/23.
"Considerando que o Sport Club do Recife divulgou publicamente ter peticionado ao STJD, a realização da partida em tela com os portões fechados, gerando assim insegurança aos cidadãos que adquiriram seus ingressos para participar do evento esportivo.
A Secretaria de Defesa Social e suas Operativas Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica, visando garantir a segurança pública do evento esportivo, o direito do torcedor que adquiriu ingresso, bem como visando impedir tumulto generalizado envolvendo os cidadãos que se dirigirem ao estádio de posse dos ingressos e que tentem adentrar no evento, evitando-se eventuais distúrbios sociais, vem por meio deste determinar a Vossa Senhoria que realize o evento com os portões abertos, assegurando o direito dos cidadãos que adquiriram os ingressos, observando que a segurança de todos que se fizerem presentes no estádio dos Aflitos bem como no entorno da praça desportiva, será resguardada pelo aparato policial que já se encontra mobilizado.
Portanto, os órgãos de segurança garantem que a partida seja realizada com presença de público nos moldes da Portaria SDS n°413, de 15 de fevereiro de 2023, sem prejuízo ao torcedor, aos clubes e a entidade organizadora do evento".
Atenciosamente, ALEXANDRE LUIZ ROLLO ALVES, Secretário Executivo de Defesa Social"
CONFIRA A NOTA OFICIAL DO STJD PARA NÁUTICO X SPORT
"O Sport Club do Recife atravessa petição informando que o Clube requerido, até o presente momento não forneceu a carga de ingressos aos torcedores visitantes, pugnando pelo fechamento dos portões para quaisquer torcedores".
"Não há nada a prover ao Clube Requerente, devendo do o Clube Requerido acatar a decisão proferida, da qual, segundo consta, foi intimado, realizando a partida com os portões fechados, sob pena de ser responsabilizado com o rigor da norma", concluiu o presidente do STJD, Otávio Noronha.
ENTENDA O CASO
Na quinta-feira passada (2), o Sport entrou com uma liminar do STJD solicitando a presença de sua torcida do clássico contra o Náutico, pela Copa do Nordeste, marcado para este sábado (4). Segundo o clube, a realização de torcida única não faria valer a isonomia no torneio, visto que recebeu Bahia e ABC na Ilha do Retiro com público visitante.
Na sexta (3), o tribunal acatou a liminar do Leão e em prol da presença das duas torcidas em Náutico x Sport, o que vai de encontro à decisão da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), pela realização dos clássicos pernambucanos, entre os times do Trio de Ferro, com torcida única.
No mesmo dia, o Náutico emitiu uma nota afirmando não ter sido notificado de forma oficial da liminar e que só tomou conhecimento da decisão através da imprensa, posicionamento que segue até o momento de publicação desta matéria.
Neste sábado (4), dia da partida, o Timbu emitiu novo comunicado, onde afirmava que, por faltar apenas três horas para a abertura dos portões e a intimação de decisão não ter chegado, não haveria tempo hábil para operacionalizar o jogo com duas torcidas (mudança de catracas, contratação de segurança particular em maior efetivo, ajuste de espaço, adequação de banheiros, etc).
O clube fez questão de ressaltar seu posicionamento, "veemente contra a torcida única", mas que não haveria como atender uma decisão sem ter sido intimado, visto que descumpriria outra - a da SDS e da FPF.
Com isso, o STJD definiu que o jogo será realizado com portões fechados, sem a presença de torcida de nenhum dos times.