Luciano Juba no BAHIA? Entenda "trunfo" do Sport para evitar saída de craque em 2023
Meia de 23 anos teria assinado um pré-contrato do Bahia, mas detalhe o distancia de saída da Ilha do Retiro
Depois de muitas especulações, Luciano Juba, principal nome do Sport neste começo de temporada, teria finalmente definido o seu futuro. E ele seria longe da Ilha do Retiro e em um dos maiores rivais do Leão da Praça da Bandeira.
Segundo informações do ge, o meia de 23 anos, que tem contrato com o Sport até agosto, assinou um pré-contrato com o Bahia e defenderá o Tricolor de Aço a partir de setembro.
O staff do jogador negou a informação, mas a reportagem, da Bahia, segue confirmando a negociação. A negativa veio acompanhada pelo executivo de futebol do Sport, Jorge Andrade, que afirmou que o clube não foi notificado sobre nenhum acordo envolvendo o jogador.
DETALHE NO REGULAMENTO DIFICULTA SAÍDA DE JUBA DO SPORT; ENTENDA
Com contrato até agosto, Juba pode deixar a Ilha do Retiro totalmente de graça ainda em 2023 e está, sim, livre para assinar um pré-contrato com uma nova equipe.
O Sport tenta renovar com camisa 46 pelo menos até dezembro, como forma de garanti-lo em toda a campanha da Série B, além, de, também, gerar algum lucro com a saída do jogador.
O rubro-negro se apega em um "pequeno", mas significante detalhe, para permanecer com Juba: A segunda janela de transferências do futebol brasileiro, e última de 2023, vai de 3 de julho a 2 de agosto.
Jogadores contratados após esse prazo não poderão ser inscritos em nenhuma competição, o que seria exatamente o caso de Juba.
Portanto, caso se transfira para o Bahia, o meia só poderia atuar em janeiro de 2023 e, até lá, o clube pagaria seus salários, mas sem poder utilizá-lo.
A medida não é boa para para o atleta, nem para o clube. Contudo, existem algumas possibilidades para "solucionar" o imbróglio.
SOLUÇÃO 1: BAHIA PAGA PARA TER JUBA ANTES DO FIM DO CONTRATO
Uma das alternativas é o Bahia pagar a multa rescisória e ter o jogador de imediato assim que houver a abertura da janela de transferências.
O cenário não é dos mais ideais, já que o clube pagaria para ter um jogador que poderia ter de graça ao fim do ano. Dificilmente seria pago algo próximo do valor estipulado na multa, pelo fim próximo do contrato, mas que deixaria o time baiano "refém" do Sport, que não seria obrigado a liberar o jogador.
SOLUÇÃO 2: BAHIA CONTRATA JUBA E O EMPRESTA AO SPORT ATÉ DEZEMBRO
Outra solução é o Sport condicionar a venda de Juba por um empréstimo até o final da temporada. O rubro-negro negociaria o jogador, mas sob a condição dele permanecer na Ilha até o fim da Série B. O jogador teria vínculo com o Bahia, mas defenderia o Sport.
De qualquer forma, a situação ainda deve ganhar novos capítulos nas próximas semanas. Luciano Juba interessa, também, a Cruzeiro, Vasco e Botafogo.