drama

SANTA CRUZ: Porquê o Santa Cruz está sem divisão em 2024; entenda todos os motivos da pior crise da história do clube

Imagem do autor
Cadastrado por

Haim Ferreira

Publicado em 28/03/2023 às 23:49
Notícia
X

O ano de 2023 ficará marcado como o mais vergonhoso da história do Santa Cruz. O ápice da crise que parece não ter fim aconteceu na noite desta terça-feira (28), quando os tricolores acabaram perdendo para o "Pior Time do Mundo", o Íbis, por 3x1, em pleno Arruda, pelo Campeonato Pernambucano.

O tropeço trouxe um preço muito caro ao calendário coral. Os pernambucanos não terão divisão para jogar em 2024, por não terem conseguido ficar sequer na quarta colocação do Estadual. Os modestos Retrô e Petrolina ficaram com as vagas na Série D do ano que vem.

Além disso, o Santa Cruz não participará da Copa do Brasil se não chegar na decisão e só participará da Copa do Nordeste na fase eliminatória na próxima temporada.

PORQUÊ O SANTA CRUZ FICARÁ SEM DIVISÃO?

O regulamento da CBF prevê apenas duas vagas para o estado de Pernambuco na Série D. Como Sport e Náutico disputam divisões superiores, as duas equipes mais bem posicionadas no Estadual de 2023, que não fossem os rubro-negros e alvirrubros, teriam lugar na 4ª Divisão.

O Santa Cruz é o atual quinto colocado com 15 pontos e já não alcançaria o Retrô, vice-líder, que tem 24. O único time que poderia ser alcançado seria o Petrolina, que soma 19. Com a derrota para o Íbis, os tricolores só podem chegar a 18, já que só resta uma rodada para ser disputada.

ACESSO É A ÚNICA SALVAÇÃO:

Em meio à toda escuridão, ainda há uma luz no fim do túnel. Para ter calendário nacional, o Santa Cruz precisará conquistar o acesso para a Série C, quando disputar a Série D deste ano.

CHANCE REMOTA DE VAGA NA SÉRIE D:

Os tricolores podem se beneficiar de uma pequena brecha do regulamento da CBF. Caso não consiga o acesso direto para a Série C, o Santa Cruz precisará torcer para que o Retro ou o Petrolina consigam se classificar.

Para isso, a equipe coral tem a obrigação de terminar em quinto lugar, para que a vaga caia no seu colo. Caso os dois pernambucanos subam, o Santa Cruz pode até ser o sexto no Estadual.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor