É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
A Fifa divulgou, na madrugada brasileira desta quinta-feira (18), em evento realizado em Los Angeles, a logo oficial da Copa do Mundo 2026, que será disputada pela primeira vez em três sedes: Estados Unidos, Canadá e México.
Em pronunciamento, Gianni Infantino falou sobre a expectativa pela competição, que também será a primeira a contar com 48 seleções na estreia do novo formato, e que voltará a ser disputada no meio do ano.
"É um momento em que três países e um continente inteiro dizem coletivamente: 'Estamos unidos como um só para dar as boas-vindas ao mundo e realizar a maior, melhor e mais inclusiva Copa do Mundo da FIFA de todos os tempos".
LOGO DA COPA DO MUNDO 2026
Preguiça, falta de criatividade, minimalista ou genial? A logo da Copa do Mundo 2026 consiste, basicamente em um "2" sobre um "6", e uma imagem real do troféu oficial da competição (algo inédito), sobre a marca Fifa.
A falta de "identidade" e a característica genérica da logo, que não trás qualquermenção aos três países sede, seja em cores, bandeiras, formas ou até mesmo a presença de seus nomes, como vinha sendo "padrão" desde a Copa de 1998, na França, é algo que vem sendo bastante criticado.
Contudo, a entidade afirma que a logo "permite a personalização para refletir a singularidade de cada anfitrião, ao mesmo tempo em que constrói uma estrutura de marca identificável para os próximos anos", o que indica que poderemos ter versões temáticas de cada logo no futuro.
Versões temáticas, neste caso, com traços de identidade que façam menção aos anfitriões Estados Unidos, Canadá e México.
Formado em Jornalismo pela Univesidade Católica de Pernambuco.
Atualmente trabalha como Repórter de esportes do Sistema Jornal do Commercio. Interesse por coberturas de futebol nacional, internacional e Fórmula 1.