ATÉ QUE ENFIM, LÍDER! O Santa Cruz venceu o Globo por 3x0, na noite desta quarta-feira (14), no Arruda, e assumiu a liderança do Grupo 3 da Série D do Brasileirão.
Todos os três gols dos tricolores foram marcados já no segundo tempo. O marcador foi aberto com Emerson Galego, aos 10 minutos. O placar só ficou mais elástico nos acréscimos, quando os corais marcaram dois gols em apenas dois minutos.
O primeiro foi um golaço de Yan Oliveira, em cobrança de falta de muito longe. Após os potiguares baterem o meio de campo, o Santa Cruz roubou a bola e conseguiu ampliar, com Miullen, que marca seu primeiro gol pelo novo time.
VEJA O GOL DE EMERSON GALEGO:
Com o resultado, os pernambucanos agora somam 17 pontos e ultrapassam o Pacajus. Os cearenses não saíram do 0x0 contra o Nacional de Patos, na Paraíba, e estacionaram nos 15 pontos (veja a classificação no fim da matéria).
Além da vitória, a equipe coral agora chega a incrível marca de seis jogos de invencibilidade, sendo quatro vitórias e dois empates no período.
Em tempo, na próxima rodada, o Santa Cruz enfrentará justamente o Pacajus, fora de casa, próximo sábado (17), às 19h.
O "jogo de seis pontos" é crucial para os objetivos dos pernambucanos na temporada, pois pode significar abrir cinco pontos de diferença na liderança. Além disso, o time de Felipe Conceição ainda pode se distanciar das equipes que estão fora da zona de classificação.
O JOGO:
O primeiro tempo foi de extrema tensão no Arruda. Na mesma grande proporção em que criava oportunidades, o Santa Cruz não consegui colocar a bola para dentro. Há três rodadas "espelhando" os resultados com o Pacajus, a torcida tricolor queria a liderança de todo jeito.
O repertório de gols perdidos foi grande. Bola na trave, cabeçada, chute de fora da área, furadas e escorregões. Fabrício Bigode, Marcus Vinícius e Pipico foram quem mais levaram perigo.
O Globo também chegou duas vezes, mas com bem menos perigo ao gol de Michael. Com a paciência se esgotando a torcida começou a chamar Felipe Conceição de burro e já eram possíveis ouvir pedidos de "Chiquinho" nas arquibancadas. Com o apito do juiz, a vaia foi generalizada.
Na volta dos vestiários, o treinador cedeu e fez o capricho dos corais. Chiquinho acabou entrando no lugar do ídolo Pipico. Como um toque do destino, adivinha dos pés de quem saíram o passe para o gol que abriria o placar para o Santa Cruz? Ele mesmo, Chiquinho. O meia recebeu passe na entrada da área, conseguiu limpar a marcação e deixar livre para Emerson Galego chutar colocado, de pé esquerdo.
Os gritos de protesto deram lugar ao apoio, mas o Santa Cruz não continuou em cima. Os potiguares, na lanterna da chave, passaram a se arriscar mais, o que só abriu mais espaço para os contra-ataques tricolores, mas sem muita efetividade. O jogo passou a ficar sonolento e amarrado, com muitas faltas.
Em duas delas, os laterais Marcus Vinicius e Rhuan Rodrigues tomaram o terceiro cartão amarelo e estão suspensos do próximo duelo, contra o Pacajus, fora de casa.
FICHA DO JOGO - SANTA CRUZ 3x0 GLOBO:
SANTA CRUZ: Michael; Rhuan Rodrigues (Léo Fernandes), Yan Oliveira, Guedes e Marcus Vinicius; Emerson Souza, Pingo (Miullen) e Fabrício (Wagninho); Lucas Silva, Emerson Galego e Pipico (Chiquinho). Técnico: Felipe Conceição.
GLOBO: Luiz Henrique; Renê, Raniery, Alberto e Pedro (Luiz Felipe); Luan (Kaká), Peu e Erick (Jeferson); Vinícius (Lucas), Gleydson e João Vitor (Lipe). Técnico: André Caldas.
COMPETIÇÃO: Série D do Brasileirão
LOCAL: Arruda, no Recife
GOLS:
- Emerson Galego, aos 10 min do 2°T
- Yan Oliveira, aos 47 min do 2°T
- Miullen, aos 39 min do 2°T
CARTÕES AMARELOS: Marcus Vinicius, Rhuan Rodrigues (Santa Cruz); Victor, Ranieri, Luan e Renê (Globo)
PÚBLICO: 11.268
RENDA: R$ 230.286,00
ÁRBITRAGEM: Fernando Henrique de Medeiros Miranda (SC); Victor Matheus de Lavor Paes Barreto (PE) e Dhiego Cavalcanti Pereira (PE).