Se não verá um centavo pela ida de Luciano Juba para o Bahia, ao fim do seu contrato em setembro, o Sport acaba de ganhar uma bela quantia com outra joia da base, que já não está na Ilha do Retiro desde 2019.
Trata-se do atacante Newerton, que defende o São Paulo, que adquiriu o jogador após o mesmo se destacar pelo sub-15 do Leão, e agora o vendeu por 3 milhões de euros (R$ 19,4 milhões na cotação atual) ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, que adquiriu 100% dos direitos econômicos do jogador.
As informações são do NE45, que afirma que o rubro-negro pernambucano detinha de 10% de tais direitos e que, portanto receberá o equivalente a tal percentual, totalizando R$ 1,94 milhões que serão depositados nos cofres rubro-negros.
NEWERTON NUNCA JOGOU COMO PROFISSIONAL
A transação chama a atenção pelo fato de que Newerton, natural de Palmares, nunca ter atuado pelo profissional do Tricolor Paulista.
No entanto, os seus números na base, somados ao histórico de atenção do Shakthar a jovens jogadores brasileiros, explicam a contratação.
Em 2022, atuando pelo Sub-17 do São Paulo, Newerton marcou 18 gols em 28 jogos. Em 2023, ele soma 5 gols e 4 assistências atuando pela equipe sub-20.
O contrato será válido até junho de 2028, sendo, portanto, válido por 5 temporadas.