Pernambuco

Com eliminações de Náutico e Santa Cruz, Pernambuco tem série de fiascos em 2023

Além de Náutico e Santa Cruz, Retrô também não alcançou o objetivo na temporada

Imagem do autor
Cadastrado por

Davi Saboya

Publicado em 27/08/2023 às 19:57
Notícia
X

Um 2023 para se esquecer. Assim pode ser definido o futebol pernambucano em 2023. Com exceção do Sport, que ainda luta pelo acesso na Série B do Campeonato Brasileiro, o Estado sofreu quando o assunto era competição nacional. Não por acaso, alvirrubros e tricolores não jogam mais neste ano. Além deles, o Retrô também não atingiu seu objetivo na Série D.

Do trio que já está de férias, o Santa Cruz é o que vive situação mais grave. Sem calendário no resto de 2023, o Tricolor também não terá competição nacional em 2024. Isso porque não obteve classificação para a Série D via Pernambucano - as vagas foram para Retrô e Petrolina. Assim, como não obteve o acesso para a Série C, os corais só disputarão o Estadual do ano que vem e a fase preliminar da Copa do Nordeste, que pode acarretar em vaga na fase de grupos. Muito pouco para uma equipe que em 2016 disputou até a Sul-Americana.

Hoje o Santa Cruz é sombra da equipe que já conquistou a Copa do Nordeste e chegou a estar na Série A de 2016. A verdade é que o Tricolor vem acumulando seguidas frustrações nos últimos anos, caindo em um limbo sem fundo. Uma esperança pode ser a SAF do clube. Mas questionamentos internos sobre falta de transparência deixam em dúvida esse processo.

Náutico jogará Série C de novo

Apesar de não estar em uma situação como a do Santa Cruz, o Náutico também vive um cenário delicado em 2023. Eliminado da Série C ainda na primeira fase, o Timbu só jogará em 2024. Contudo, os alvirrubros estão na Copa do Nordeste do ano que vem e na Série C da próxima temporada. No entanto, há um sentimento de mudanças no clube, que tem eleições marcadas para o fim este ano. É bem provável que a atual gestão não consiga renovar o mandato.

Retrô se frustrou em um cenário que fez muito

Quem também caiu de uma competição nacional antes do fim do ano foi o Retrô. Mas nesse caso é importante destacar que a Fênix fez muito mais do que o Santa Cruz na Série D. Se classificou com uma grande campanha na primeira fase e avançou no primeiro mata-mata, caindo apenas na segunda eliminatória, para o Maranhão. Além disso, o Retrô foi vice-campeão estadual, mostrando que pode ser uma força alternativa no estado.

Sobrou o Sport: será que vai?

Único dos pernambucanos que está fazendo um papel decente na temporada nacional, o Sport está em luta viva pelo acesso na Série B. O Leão está em segundo na classificação, mas vem de três jogos sem vencer na Segundona, dando margem para questionamentos. Além disso, o Sport perdeu um dos seus principais jogadores, Luciano Juba, que foi para o Bahia. Outro dado negativo é o jejum de Vagner Love, que não marca há seis jogos.

Um alento é que Diego Souza, grande ídolo da torcida, está liberado para jogar e pode estrear em breve. O Sport encara o Botafogo-SP no dia 3 de setembro, em Ribeirão Preto, São Paulo.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor