Nesta sexta-feira (18), às 13h30, horário de Brasília, Fernando Diniz fará, na sede da CBF, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a convocação da Seleção Brasileira para os jogos contra Bolívia e Peru pelas duas primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.
Essa será a primeira lista do treinador, que assume de forma interina enquanto a CBF aguarda o fim de contrato de Ancelotti com o Real Madrid, e que segue no Fluminense, dividindo os cargos no clube e na Seleção.
A expectativa é grande, uma vez que muito se fala da forma ousada de jogador do treinador, que divide opiniões entre os torcedores.
FERNANDO DINIZ CONFIRMA QUATRO JOGADORES PARA PRIMEIRA CONVOCAÇÃO, QUE PODE TER SURPRESAS
Com Fernando Diniz no comando, cresce-se a expectativa quanto a convocação de jogadores "inesperados", principalmente os que atuem no futebol brasileiro.
Há, claro, muita especulação e poucas informações de fato, embora, alguns nomes sejam mais prováveis do que outros.
Mas, antes de entrar no campos das especulações, é importante dizer que quatro jogadores estão "confirmados" nesta primeira convocação.
Segundo o ge, Diniz enxerga Neymar, que acaba de chegar ao Al Hilal, o volante Bruno Guimarães, do Newcastle, o zagueiro Marquinhos, do PSG e o atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid como pilares da Seleção Brasileira e, portanto, seria muito estranho que não estivessem nesta primeira convocação.
DEYVERSON, GANSO, SAMUEL XAVIER... VEJA AS PROVÁVEIS GRANDES SURPRESAS DA CONVOCAÇÃO DE FERNANDO DINIZ
Agora, sim, vamos aos nomes que podem surpreender na convocação. O mais provável deles é Paulo Henrique Ganso, peça fundamental do esquema de Fernando Diniz no Fluminense e que era uma das grandes esperanças do futebol brasileiro no início da década passada.
Em alta no Flu, é cogitado o seu retorno à Seleção para jogar, novamente ao lado de Neymar, com quem fez história no Santos.
Segundo o Uol, Fernando Diniz tem apenas duas dúvidas para sua convocação final: um lateral-direito e um centroavante.
A primeira posição é uma das mais carentes do futebol brasileiro. Danilo foi o titular na Copa do Mundo, com Daniel Alves sendo o reserva, embora tenha sido o zagueiro Éder Militão o escolhido para ser titular após lesão de Danilo na Copa do Mundo 2022.
Vanderson, do Monaco, Pepê, do Porto e Samuel Xavier disputam uma vaga, segundo a publicação.
No ataque, sem Tiquinho Soares e Gabriel Jesus, lesionados, que seriam os preferidos de Diniz, a disputa fica ainda mais em aberto.
Convocados por Tite para a Copa do Mundo, Richarlison não vem jogando bem pelo Tottenham e Pedro vem amargando o banco no Flamengo, ao passo que o titular, Gabigol, marcou apenas quatro gols nos últimos três meses.
Uma das vagas deve seguir com Vitor Roque, do Athletico-PR, que vinha sendo chamado por Ramon Menezes, mas a outra está em aberto.
Entre grandes especulações, surgem os nomes de Hulk e Deyverson. O primeiro é o principal nome do Atlético-MG e, entre altos e baixos, é sempre cogitado na Seleção mesmo aos 37 anos.
Já o segundo, é, o vice-artilheiro do Brasileirão com 8 gols, 5 deles marcados nas últimas sete rodadas e é o grande nome da retomada do Cuiabá, que tem a melhor campanha das últimas 5 rodadas da competição.
Aos 23 anos, ele sonha com a primeira convocação.
LUCAS MOURA TAMBÉM PODE ESTAR NA LISTA
Outro nome que pode aparecer na lista é o ponta Lucas Moura. Em baixa na Europa e "ignorado" por Tite mesmo nas melhores fases no Tottenham, ele retornou ao São Paulo e já é o grande nome do time em apenas três jogos disputados, classificando o Tricolor para a Final da Copa do Brasil.
Apesar do bom momento, a concorrência é fortíssima, com nomes como Raphinha e Antony na disputa.
DATAS E LOCAIS DOS JOGOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA
Os jogos serão, como dito no início desta publicação, válidos pela 1ª e 2ª rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, que será disputados nos Estados Unidos, Canadá e México.
- Brasil x Bolívia - 08/09, às 21h45, horário de Brasília - Mangueirão, em Belém-PA
- Peru x Brasil - 12/09, às 23h, horário de Brasília - Estádio Nacional, em Lima