Vengetti estava quase acertado com o América-MG mas escolheu o Vasco; Entenda
Veja a grande vitória do Vasco encima do América-MG antes do jogo
Vasco e América-MG se cruzam em um esperado confronto para acertar as contas da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Essa partida estava originalmente agendada para julho, mas uma reviravolta no destino fez com que fosse adiada, devido aos compromissos do América-MG na Copa Sul-Americana. O embate está marcado para as 20h, com a Arena Independência como cenário.
Este duelo ganha contornos cruciais para ambas as equipes que visam escapar das sombras do rebaixamento. A distância que os separa é de apenas seis pontos, com o Vasco somando 23 e o América-MG acumulando 17 pontos até o momento.
O Bahia, atualmente com 25 pontos, é a primeira equipe fora da zona de rebaixamento. Portanto, uma vitória do Vasco significa sair do sufoco, ao passo que o América-MG, se vencer, entra de vez na luta pela permanência na elite.
Vengetti escolheu o Vasco
É interessante notar que, embora as equipes ainda não tenham se enfrentado no campo, já travaram uma batalha fora dele por um jogador de destaque, e o Vasco saiu vitorioso. O talentoso argentino Vengetti esteve prestes a se juntar ao América-MG, com ambas as partes praticamente acertadas. Contudo, em uma reviravolta de última hora, o negócio favoreceu o Vasco.
José Scozzari, empresário do jogador, foi questionado pelo GE sobre o possível destino de Vengetti, e sua resposta foi categórica: "Vasco não. América-MG", afirmou o agente.
Veja o retrospecto do confronto entre Vasco e América-MG
A história desse confronto entre Vasco e América-MG é rica em emoções ao longo de 25 jogos disputados. O Vasco tem vantagem com 14 vitórias (56%), enquanto houve 6 empates (24%) e 5 vitórias para o América-MG (20%). Os números de gols também favorecem o Vasco, com 52 gols marcados, uma média de 2,1 por jogo, contra 29 gols do América-MG, com média de 1,2 por partida.
No retrospecto geral, o Vasco ostenta um impressionante aproveitamento de 64%, enquanto o América-MG fica com 28%. O primeiro encontro entre essas equipes ocorreu em 1923, com vitória do Vasco por 2 a 1 em um amistoso. O último duelo registrado data de 2018, quando o América-MG venceu o Vasco por 2 a 1 no Campeonato Brasileiro.
Vasco possui um dos melhores ataques do Campeonato Brasileiro
Para corroborar o potencial do Vasco, é importante ressaltar que o clube carioca possui um dos ataques mais eficazes do Campeonato Brasileiro. O Cruz-Maltino atualmente detém a terceira melhor marca de gols marcados, contabilizando os jogos desde o fechamento da janela de transferências.
Essa estatística leva em conta os Gols Esperados, uma métrica que avalia a qualidade das oportunidades de gol criadas. O Vasco se posiciona atrás apenas do Bahia e do Bragantino nesse quesito, demonstrando sua capacidade de criar e converter chances em gols de maneira eficaz.