durou demais?

SPORT: Enderson Moreira foi apenas o quarto técnico no século a completar um ano no Leão; veja a lista completa

Ao todo, o Sport teve 58 trocas de técnicos desde a virada do século. Com 1 ano e 1 dia no comando, Endrson foi apenas o quarto a passar mais de 365 dias no cargo

Imagem do autor
Cadastrado por

Haim Ferreira

Publicado em 20/11/2023 às 18:39 | Atualizado em 20/11/2023 às 18:41
Notícia
X

No último domingo (19), o técnico Enderson Moreira foi demitido do Sport em comum acordo com a diretoria, após deixar o acesso para a Série A às custas de um milagre. Curiosamente, o agora ex-treinador rubro-negro havia acabado de completar um ano à frente do Leão.

Apesar do trabalho fortemente criticado, Enderson foi apenas o quarto técnico neste século a completar um ano de trabalho ininterrupto no Sport. Apenas Eduardo Baptista, Nelsinho Baptista e Hélio dos Anjos ficaram mais tempo no cargo desde os anos 2000.

Diante deste cenário de mudanças frequentes, o Blog do Torcedor fez um amplo levantamento de todos os técnicos que passaram pelo Leão neste século, como você pode conferir no infográfico no fim da matéria.

Desde os anos 2000, o Leão já teve 59 trocas de técnicos, além de 15 interinos. Ao todo, foram 45 técnicos diferentes até 2023. 

JC IMAGEM
Eduardo Baptista foi o treinador mais longevo do Sport neste século: 1 ano e 7 meses - JC IMAGEM

O técnico mais longevo do Sport neste século foi Eduardo Baptista, que passou um 1 ano e 7 meses à frente do Sport, entre 2014 e 2015. Na ocasião, ele conquistou o título da Copa do Nordeste de 2014, além da melhor campanha do clube na história dos pontos corridos da Série A, terminando em 6° lugar em 2015.

Curiosamente, com estes feitos inéditos e longínquos, Eduardo conseguiu superar nada menos que o seu pai e o considerado melhor treinador da história do Sport: Nelsinho Baptista. Ele passou 1 ano e 5 meses à frente do Sport, comandando a campanha do título inédito da Copa do Brasil de 2008, a classificação para as oitavas de final na Copa Libertadores da América de 2009, além do bicampeonato Pernambucano.

Deste total, 11 deles tiveram mais de uma passagem pela Ilha do Retiro. Geninho e Daniel Paulista treinaram o Leão três vezes, enquanto outros nove foram contratados duas vezes: Nelsinho Baptista, Eduardo Baptista, Hélio dos Anjos, Givanildo Oliveira, Claudinei Oliveira, Emerson Leão, Mazona Júnior, Sérgio Guedes e Heriberto da Cunha.

TÉCNICOS MAIS LONGEVOS DO SPORT NESTE SÉCULO:

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor