K-POP X FUTEBOL

Por que a camisa do Guarani virou febre no K-Pop? Entenda fenômeno

Camisa do Guarani se espalhou pela Ásia após febre entre artistas

Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa

Publicado em 29/01/2024 às 11:47 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:08
Notícia
X

O que o Guarani e a Coreia do Sul têm a ver? É a pergunta que tem sido feita desde que uma foto da cantora Gaeul - da banda de K-Pop IVE - vestindo uma camisa clássica do Bugre viralizou nas redes sociais.

O padrão do clube do interior paulista virou febre no continente asiático após astros sul-coreanos e japoneses começarem a usá-lo. A moda também acabou pegando em outras partes do planeta, já que o K-Pop virou febre mundial nos últimos anos e está repleto de fãs em inúmeros países.

A camisa começou a ser "espalhada" após a cantora japonesa Rio, da banda NiziU, fez uma postagem nas redes sociais vestindo a camisa do Bugre dos anos 90. Mas o modelo acabou chamando ainda mais atenção quando Gaeul publicou um modelo rosa da mesma camisa.

Com isso, diversos modelos da camisa se espalharam pela Ásia após começarem a ser vendidas em sites não-oficiais. Foram cerca de 3 mil peças comercializadas. O padrão vendido aparece em diversas cores, inclusive com a combinação preto e branco - cores da Ponte Preta, maior rival do Guarani.

Vice-presidente do Guarani, Adriano Hintze contou que o clube tem planos para aproveitar a onda asiática com o clube paulista.

"Aproveitando esse momento, a gente está em desenvolvimento de uma linha retrô Guarani K-pop. A gente está preparando o lançamento. Inclusive um dos grupos está vindo pra cá em junho para um show e a gente está aproveitando todo o marketing em função dessa grande onda criada", afirmou em entrevista ao SBT.

Como o Guarani chegou na Ásia?

A viralização do modelo clássico do Guarani é um grande resgate à história do clube paulista. Entre julho e agosto de 1996, o Bugre fez uma visita de 10 dias ao Japão, tendo jogado contra o Verdy Kawasaky e contra o Kashima Antlers. Os uniformes do clube de Campinas foi uma das sensações dos amistosos.

Em entrevista ao SBT, o ex-jogador Adriano Raio - que fez parte do time que excursionou pela Ásia - ficou surpreso com a febre da camiseta. "A gente nunca pensou que hoje que nós iríamos estar falando daquela época", destacou.

"Lá era comum os torcedores descerem após os jogos pro campo para tirar fotos e a gente por forma de agradecimento pela recepção acabava dando algumas camisas. Acredito que foi daí que se alastrou. Alguém deve ter guardado e no momento oportuno agora estão fazendo uso da imagem do Guarani", completou Raio.

Futebol e K-Pop

Não é de hoje que camisas de futebol são usadas pelos artistas sul-coreanos. Bandas como Stray Kids e Monsta X já utilizaram padrões do futebol europeu como figurino em seus clipes, por exemplo.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor