ELENCO

Náutico, Santa Cruz e Sport: Goleiros tentam preencher buraco deixado por ídolos na posição

Veja quem se destaca entre os goleiros do Trio de Ferro

Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa

Publicado em 05/02/2024 às 16:35 | Atualizado em 05/02/2024 às 17:42
Notícia
X

A temporada 2024 está só começando, mas o torcedor pernambucano já anseia por grandes momentos com os seus respectivos times. Para isso, depositam suas esperanças em certos jogadores que chegaram neste ano ao futebol local. Os nomes são variados e despertam os mais diversos sentimentos. Contudo, nem sempre é fácil decorar o nome de todos de uma maneira tão rápida. Pensando nisso, o Blog do Torcedor e o Jornal do Commercio elaboraram uma espécie de roteiro sobre as principais caras novas dos três times de Pernambuco. Até domingo (11), o torcedor poderá conhecer um pouco mais das caras novas do trio de ferro, posição por posição. Hoje, começamos com os goleiros, que se inspiram nos ídolos do passado para brilharem.

Goleiros de Náutico, Santa Cruz e Sport olham para o passado para escreverem um futuro brilhante

"Todo bom time começa por um bom goleiro". Uma frase clichê que destaca bem a importância dos guarda-redes nos principais clubes do país. Não seria diferente na capital pernambucana, que contou com grandes arqueiros presentes no Trio de Ferro - Náutico, Santa Cruz e Sport - em seus anos de glórias.

Tanto o Sport quanto o Santa Cruz têm a posição "assombrada" pelas imagens de Magrão e Tiago Cardoso, maiores ídolos recentes desses clubes.

O Náutico não teve uma imagem tão marcante na posição na última década, em comparação aos rivais, mas chegou a contar com um goleiro que - após sair do clube - marcou presença na Seleção Brasileira: Lucas Perri.

Com isso, o Trio de Ferro busca recuperar a imagem do "goleiro ídolo", missão que - agora - está nas luvas dos atuais arqueiros dos clubes recifenses. Dois são novatos em 2024 em Pernambuco, enquanto um já é conhecido da torcida.

Náutico

Titular na meta Alvirrubra, Vagner - de 34 anos - é unanimidade no elenco. Remanescente da última temporada, o goleiro tem Bruno Lopes, Léo e Jefferson Romário na sua sombra, mas tem vivido fase bastante regular neste início de temporada.

Diante disso, o arqueiro espera manter o bom ritmo para chegar longe e, que sabe, ser uma referência do clube no futuro. Até porque o Timbu vive essa carência a algum tempo.

O último grande ídolo de baixo das traves do Náutico foi Nilson, Campeão Pernambucano em 2004. Desde então, nomes como Glédson, Gideão, Bruno e Jefferson - entre outros - tentaram ser dominantes na posição. Contudo, todos eles apenas brilharam de maneira pontual, sem aquele brilho perene dos ídolos.

Pesa a favor de Vagner em 2024 o fato dele já conhecer a estrutura e torcida do clube. Sem falar que o jogador ganhou a confiança da direção.

Gabriel França/CNC
Vagner é o goleiro titular do Náutico - Gabriel França/CNC

Santa Cruz

Desde a saída de Tiago Cardoso, o Santa Cruz tem conseguido se virar revelando bons goleiros. Mesmo assim, nenhum conseguiu ser tão constante quanto o Tricampeão Pernambucano e Campeão do Nordeste.

Atualmente, André Luiz - de 27 anos - tem tentado agradar a torcida Coral, mas falhas no início da temporada têm assombrado o arqueiro Tricolor. Durante o Pernambucano, o goleiro chegou a fazer grandes defesas. Mesmo assim, chegou a ir para o banco de reservas na partida contra o Porto. Pesou principalmente o fato de André não ter tido uma boa avaliação dos pênaltis cobrados contra o Altos, do Piauí, no jogo eliminatório da Copa do Nordeste. O Tricolor foi eliminado e perdeu uma boa chance de arrecadação financeira.

Contra a equipe caruaruense, William Assmann foi o titular. Além deles, o Santa Cruz também conta com Rokenedy e Thiago Henrique, Pratas da Casa.

Rafael Melo/SCFC
André Luiz é o goleiro titular do Santa Cruz - Rafael Melo/SCFC

Sport

Apesar da saída conturbada do clube, chegando a colocar o Leão na Justiça, Magrão é considerado um dos maiores jogadores da história do Sport. O arqueiro ficou no Sport entre 2005 e 2019 (14 anos) e foi protagonista entre 2008 e 2014 - quando jogou em alto nível e foi campeão da Copa do Brasil (em 2008).

Desde então, o Sport busca nomes que pudessem ocupar esse espaço de confiança no elenco. O último que fez brilhar os olhos da torcida foi Danilo Fernandes, que viveu grande fase na campanha de 2015, mas se despediu do Leão ao final da temporada. Outros nomes como Maílson, Carlos Eduardo e Luan Polli também tentaram ocupar esse espaço, mas o fizeram de maneira bem pontual, com Maílson sendo o mais próximo de um possível ídolo.

Nos dois últimos anos, contudo, Sport sofreu nessa posição. Tanto que chegou a ter uma enorme rotatividade no ano passado, quando Dênis, Renan e Jordan jogaram. Nenhum deles se firmou.

Atualmente, com a constante dança das cadeiras na posição, é Caíque França quem tem se destacado nesta temporada. O goleiro é um dos recém-contratados do Leão e chegou a brigar pela posição com Jordan, Thiago Couto e Denis. Couto também é uma cara nova.

Paulo Paiva/SCR
Caíque França é o goleiro titular do Sport - Paulo Paiva/SCR

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor