Brasil de Endrick pode ficar de fora das Olimpíadas mesmo que empate com Argentina; Sorteio pode ser alternativa
Seleção brasileira joga contra a Argentina no domingo (11)
A seleção brasileira suou, mas venceu a Venezuela por 2x1, nessa quinta-feira (8), pelo Pré-Olímpico. Assim, o Brasil está em segundo no quadrangular final, atrás apenas do Paraguai, que empatou com a Argentina e já venceu o Brasil. A Venezuela tem apenas um pontos. Contudo, todos ainda podem se classificar. Detalhe que agora o Brasil encara a Argentina, enquanto o Paraguai enfrenta a Venezuela.
E o drama mora aí já que podemos ter um empate triplo no final e até mesmo ter a vaga decidida no sorteio. Entenda abaixo os cenários:
Cenários de classificação do Brasil para as Olimpíadas
- Vencer Argentina - está classificado independente do outro resultado
- Empate - Se classifica se Paraguai vencer ou empatar com a Venezuela
- Empate e vitória da Venezuela - depende dos placares das partidas - conferir cenários abaixo
- Perder para Argentina - está eliminado direto
Se o Brasil empatar e a Venezuela vencer: o que acontece?
Se a seleção brasileira empatar e a Venezuela ganhar, Brasil, Paraguai e Venezuela empatam em quatro pontos. O critério do confronto direto é o primeiro de desempate, mas não serviria já que o Brasil perdeu para Paraguai e ganhou da Venezuela, que teria ganho do Paraguai. Assim, vamos para o saldo de gols entre as três equipes - sem considerar a Argentina, já eliminada.
Nesse ponto, o Brasil hoje tem zero de saldo, o Paraguai tem um e a Venezuela tem negativo. Assim, as equipes poderiam empatar novamente, agora no saldo, se a Venezuela vencer por um gol de diferença.
Se o Brasil empatar e Venezuela vencer por 1x0 ou dois gols de diferença
Aí iríamos para os gols feitos entre as equipes. O Brasil atualmente fez dois, o Paraguai fez um e Venezuela tem um. Uma vitória da Venezuela por 1x0 faria Brasil e Venezuela irem para as Olimpíadas já que o Paraguai teria feito apenas um gol nos confrontos. O mesmo acontece se a Venezuela vencer por dois ou mais gols de diferença, pois o Paraguai ficaria com saldo negativo.
O problema é se a Venezuela vencer por placares como 2x1, 3x2 ou mais.
Se o Brasil empatar e Venezuela vencer por 3x2 ou 4x3 e por vai
- Se for 3x2 em diante, o Brasil fica fora, por conta dos gols marcados nos confrontos.
Se o Brasil empatar e Venezuela vencer por 2x1
- Se o for 2x1 para a Venezuela e empate em Brasil e Argentina, a conta fica bem complexa. A Venezuela passa pelo saldo e Brasil e Paraguai podem empatar em vários critérios, agora contando também os jogos contra a Argentina.
- Mas em resumo para esse último cenário: se o Brasil empatar em 4x4 ou mais, ganha a vaga. Se for 3x3 pode levar a decisão para os cartões ou sorteio. Se for 2x2, a vaga é do Paraguai pelos gols marcados no grupo.
Quando é Brasil x Argentina e onde assistir ao vivo?
Brasil x Argentina será no domingo (11), às 20h, no horário de Brasília. A partida terá transmissão exclusiva do Sportv.