Santa Cruz goleia Afogados e segue vivo na briga pela vaga na Série D de 2025
O duelo entre Santa Cruz x Afogados foi válido pela penúltima rodada do Pernambucano
O Santa Cruz goleou por 5x1 o Afogados, nesta segunda-feira (19), no Arruda. O duelo foi válido pela penúltima rodada do Campeonato Pernambucano. Paulo César, Pedro Bortoluzo, João Diogo e João Pedro e Gilvan marcaram os gols da vitória coral. Rodrigo descontou para a Coruja do Sertão.
Com o resultado, o Santa Cruz segue vivo na briga por uma classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. Vale lembrar que o regulamento do Pernambucano determina que as duas vagas do Estado serão designadas para o melhor colocado da primeira fase e o campeão.
Porém, vale destacar que Sport e Náutico já estão garantidos nas Séries B e C, respectivamente. Ou seja, caso os dois clubes ocupem alguma das duas vagas, o time que estiver atrás herda o posto na Série D.
Como o Sport já garantiu a liderança na primeira fase, o segundo lugar fica com a primeira vaga na Série D. Atualmente, o Retrô com 17 pontos. A mesma pontuação do terceiro lugar Náutico e um ponto a mais que o Santa Cruz, que é o quarto com 16 pontos.
O próximo jogo do Santa Cruz acontece no sábado (24). Às 16h30, encerra a primeira fase do Estadual contra o Central, em Caruaru, no Lacerdão.
Santa Cruz x Afogados: Primeiro tempo pouco produtivo
O Santa Cruz errou bastante no último terço do campo na etapa inicial. Teve mais posse de bola, mas faltou concluir melhor a jogada e mais passes verticais em direção ao gol. Tanto que conseguiu abrir o placar em uma cobrança de escanteio.
Aos 20 minutos, Paulo César apareceu na grande área para estufar a rede de cabeça. Porém, na única chegada ao ataque, o Afogados conseguiu empatar cinco minutos depois. Em contra-ataque, Rodrigo passou pelo goleiro e mando para o gol: 1x1.
Retorno avassalador do Santa Cruz
Depois do intervalo, o Santa Cruz voltou com todo gás para definir a partida e conseguiu rapidamente. Aos 8, depois da cobrança do escanteio, Pedro Bortoluzo apareceu para desviar e desempatar o duelo.
Aos 10, em contra-ataque mortal, Thiaguinho arrancou pela esquerda e cruzou na cabeça de João Diogo, que não perdoou: 3x1. Mesmo com a vantagem, o Santa Cruz optou por não administrar o resultado positivo e conseguiu transformar em goleada.
Aos 36, João Diogo desceu pela ponta direita e mandou na área para João Pedro fazer o quarto gol do Tricolor. Aos 45, ainda deu tempo para mais um. Em nova jogada pela lateral, Juan Tavares encontrou Gilvan, que decretou o placar final da partida: Santa Cruz 5x1 Afogados.
Ficha do jogo
Santa Cruz
William; Toty, Paulo César, Rafael Pereira (Ítalo Melo) e Juan Tavares; Lucas Siqueira, Caio Mello (Henrique Lordelo) e João Pedro; João Diogo, Thiaguinho (João Victor) e Pedro Bortoluzo (Gilvan).
Técnico: Itamar Schülle.
Afogados da Ingazeira
Danilo; Felipe Pacajus, Artur Potiguar, Héverton (Ítalo) e Danilo Bala (Jardeu); Weslley, Jordan, Alemão e Fernandinho; Palominha e Rodrigo.
Técnico: Pedro Manta.
Árbitro: Anderson Luís Marques. Assistentes: Clóvis Amaral da Silva e Fernando Antônio da Silva Júnior. Público: 14.235 torcedores. Renda: R$ 223.040,00.