Santa Cruz

E se o Santa Cruz não conseguir a vaga na Série D via primeira fase? Veja o que o Tricolor precisará no mata-mata para jogar a 4ª divisão em 2025

Santa Cruz visita o Central, no Lacerdão, na última rodada; Retrô visita o lanterna, e já rebaixado, Flamengo de Arcoverde

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 24/02/2024 às 17:18
X

Neste sábado (24), o Santa Cruz visita Central, no Lacerdão, em Caruaru, pela 9ª e última rodada da primeira fase Campeonato Pernambucano 2024.

Já garantido nas quartas-de-final, a Cobra Coral, no entanto, ainda busca dois objetivos. Um deles é a vaga direta na semifinal, o outro, e principal objetivo é garantir a classificação antecipada à Série D 2025 sem precisar passar pelo mata-mata.

Para alcançar os dois objetivos, precisa vencer e torcer por tropeços de Retrô e Náutico, que aparecem, respectivamente, em 2° 3° lugar com 17 pontos, um a mais que o Santa, em 4° com 16.

Para ir à semifinal, precisa vencer a Patativa e torcer ao menos por um empate de Fênix e Timbu. Caso empate, ultrapassaria o Náutico em caso de derrota alvirrubra no clássico contra o Sport, mas ficaria à frente do Retrô somente em uma derrota improvável para o lanterna e já rebaixado Flamengo de Arcoverde.

Como funcionam as vagas para a Série D 2025

O regulamento do estadual prevê que dois times se classificam para a 4ª divisão do Campeonato Brasileiro do ano seguinte.

Uma das vagas vai para o melhor time classificado na 1ª fase e outra para o campeão ou melhor time classificado no mata-mata. Sport e Náutico, que estão em divisões superiores, não disputam tais vagas, o que cria uma disputa entre Santa Cruz e Retrô, únicos dois times que ainda têm chances de ficar com uma vaga através da 1ª fase.

O Retrô é, atualmente, o vice-líder do estadual com 17 pontos, enquanto o Santa Cruz é o 4° colocado com 13 pontos. Com apenas mais uma rodada para o fim da competição, após o jogo contra o Afogados, estes são os cenários que o Tricolor poderá encarar na última rodada:

E se o Santa não conseguir a vaga na Série D via primeira fase?

Caso não termine atrás apenas de Sport e Náutico na fase de pontos corridos, o Santa Cruz precisará lutar pela vaga do mata-mata e só jogará a Série D de 2025 nas seguintes hipóteses:

  • Chegar à Final do Campeonato Pernambucano
  • Chegar à Semifinal num contexto onde ela seja formada por Sport, Náutico e o time classificado para a Série D via primeira fase
  • Somente no Final do ano, em caso de acesso de Retrô e/ou Petrolina à Série C, a depender de sua posição na fila por uma das duas vagas do Campeonato Pernambucano

Transmissão ao vivo de Central x Santa Cruz

A partida não terá transmissão ao vivo na tv, nem aberta nem fechada.

Central x Santa Cruz terá transmissão ao vivo e exclusiva dao Canal GOAT, no YouTube, totalmente online e grátis.

Links para assistir o jogo online

  • Canal GOAT (clique aqui para assistir o jogo online e de graça)

Ficha do jogo

  • Partida: Central x Santa Cruz - 9ª rodada do Campeonato Pernambucano 2024
  • Horário: 16h30, horário de Brasília
  • Local: Lacerdão
  • Onde assistir ao vivo: Canal GOAT

Classificação do Campeonato Pernambucano 2024

Standings provided by Sofascore

Tags

Autor