CAMPEÕES EUROPEUS

PSG e Borussia Dortmund avançam às semifinais

O PSG vai enfrentar nas semifinais o Borussia Dortmund, que venceu em casa o Atlético de Madrid por 4 a 2

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 16/04/2024 às 20:59
Notícia

O Paris Saint-Germain se classificou nesta terça-feira (16) para as semifinais da Liga dos Campeões ao golear fora de casa o Barcelona por 4 a 1 de virada com uma dobradinha do astro Kylian Mbappé.

O Barça abriu o placar por meio do brasileiro Raphinha (12'), mas o PSG virou com gols de Ousmane Dembélé (40'), Vitinha (54') e Mbappé (61' de pênalti e 89') deixando o placar agregado em 6 a 4 para o time francês.

O PSG vai enfrentar nas semifinais o Borussia Dortmund, que venceu em casa o Atlético de Madrid por 4 a 2 também nesta terça.

A equipe parisiense, que chegou ao Estádio Olímpico de Barcelona com uma desvantagem de 3 a 2 após a derrota em casa na ida, soube aproveitar a superioridade numérica que durou uma hora, após a expulsão do uruguaio Ronald Araujo (29').

O Barça sentiu a falta do seu zagueiro em uma partida tensa em que o técnico do time catalão, Xavi Hernández se irritou e também acabou sendo expulso (56').

"A expulsão [de Araujo] foi decisiva. Até então estávamos organizados. Na minha opinião é demais dar um cartão vermelho aí. A partir daí o confronto já é outro", lamentou Xavi em entrevista à televisão Movistar.

Agora o Barça só pode lutar pelo título do campeonato espanhol, onde tem chances remotas, para salvar a temporada.

Já o PSG, depois de duas temporadas caindo nas oitavas de final, retorna à sua primeira semifinal da Liga dos Campeões desde 2021.

"Fomos excelentes na pressão, os atacantes fizeram um trabalho extraordinário. Conseguimos jogar a partida onde queríamos e é óbvio que a expulsão foi um fator importante. O resultado é justo", analisou o técnico espanhol do PSG, Luis Enrique, na coletiva de imprensa.

BORUSIA DORTMUND AVANÇA

O Borussia Dortmund eliminou o Atlético de Madrid com uma vitória por 4 a 2 em casa nesta terça-feira (16), uma semana depois de perder por 2 a 1 na Espanha, e se classificou para as semifinais da Liga dos Campeões.O meia Julian Brandt (34') e o lateral-esquerdo Ian Maatsen (39') colocaram o Dortmund em vantagem antes do intervalo.

O Atlético reagiu e empatou com um gol contra do zagueiro Mats Hummels (49') e depois um gol do atacante argentino Ángel Correa (64').Mas o centroavante Niclas Füllkrug (71') e depois o meia austríaco Marcel Sabitzer (74') garantiram a classificação do Borussia Dortmund para as semifinais.O time alemão enfrentará nessa fase o Paris Saint-Germain, que nesta terça também conseguiu reverter o placar agregado, contra o Barcelona, ao qual goleou por 4 a 1 depois de perder na ida na capital francesa por 3 a 2.O técnico Edin Terzic comemorou o triunfo conquistado por seus jogadores.

"Estou extremamente feliz e extremamente orgulhoso da equipe e do clube. O clima no estádio estava excepcional esta noite. Se olharmos para os dois jogos, acho que merecemos a classificação para as semifinais", disse Terzic.

É a primeira vez que o Borussia Dortmund chega às semifinais desde a edição de 2013, na qual foi vice-campeão ao perder a final para o Bayern de Munique. Naquela ocasião a grande decisão foi em Wembley, que também será palco da final desta edição da Champions League.

A possibilidade de conquistar este ano o segundo título de campeão europeu da história do Dortmund entusiasma uma equipe que faz uma temporada muito discreta em seu campeonato nacional. Atualmente está em quinto lugar e fora da zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões.

 

Tags

Autor