Fórmula 1

FÓRMULA 1: O que são e pra que servem as linhas azuis e vermelhas no GP da França

GP tem um design que gera curiosidade nos fãs da Fórmula 1

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 22/07/2022 às 8:54 | Atualizado em 22/07/2022 às 9:01
Notícia
X

Neste fim de semana, acontece o GP da França de Fórmula 1. A primeira das atividades será o Treino Livre 1, marcado para às 9h, horário de Brasília.

Mas, quem acompanha as provas da Fórmula 1 e de outras categorias do automobilismo no circuito de Paul Ricard, em La Castellet, na França, se surpreende com o design no mínimo "atípico" das zonas de escape da pista.

Repleto de listras azuis vermelhas , o circuito divide a opinião dos fãs e até de pilotos, que, no geral, não gostam delas, não apenas pela estética, mas por gerar uma confusão no traçado.

Para que servem as listras azuis e vermelhas do GP da França?

Mas, afinal, para que servem as listras? Se você reparar, não há brita no circuito, que conta com grandes áreas de escape. Sabendo disso, a resposta acaba se tornando "óbvia". As listras contam com uma superfície rugosa, que gera bastante aderência nos pneus, reduzindo a velocidade.

O material é gerado por uma mistura de asfalto e um mineral chamado tungstênio

Diferença entre azul e vermelho

A diferença entre as cores diz respeito à intensidade da redução de velocidade. A parte azul, mais próxima da pista, é mais branda, a fim de não atrapalhar tanto o retorno do carro à pista após um erro.

Já a parte vermelha é mais intensa e serve para desacelerar quase que completamente o carro para evitar a batida no muro e, consequentemente, danos ao carro e ao piloto.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor