Fórmula 1

FÓRMULA 1: Q1, Q2 e Q3, como funciona o Treino de Classificação que define o grid de largada do GP da França

GP da França é o 12° da temporada

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 23/07/2022 às 11:19
Notícia
X

Neste sábado (23), às 11h, horário de Brasília, acontece o Treino de Classificação do GP da França de Fórmula 1 2022, 12ª etapa da temporada. Com a função de definir o grid de largada da corrida do dia seguinte, o treino sempre levanta questionamentos dos mais desavisados.

Pensando nisso, o Blog do Torcedor separou um guia para tirar as dúvidas dos fãs mais inexperientes da categoria.

Q1, Q2 e Q3

O treino de classificação é dividido em três sessões, o Q1, o Q2 e o Q3. O "Q" vem de "Qualifying, que em inglês quer dizer "Qualificação" ou "Classificação". E, como a ordem numérica sugere, são as fases do treino de classificação que define o grid de largada na corrida.

Q1

Q1 é a primeira parte da classificação. Nele todos os 20 pilotos têm 18 minutos para ir à pista e tentar completar uma volta no menor tempo possível. Os 15 melhores tempos se classificam para o Q2. O 16°, 17°, 18°, 19° e 20° já definem sua posição de largada na corrida.

Q2

Q2 é a parte mais importante da classificação para as equipes de "fundo de pelotão". Após "se livrar" das últimas posições no grid, é o momento de conseguir figurar entre os 10 melhores e largar já na zona de pontuação (apenas os 10 primeiros da corrida somam pontos).

Nesta fase, que dura 15 minutos10 pilotos avançam para o Q3cinco são descartados. O 15°, 14°, 13°, 12° e 11° já definem aqui sua posição na largada.

Mudança no jogo de pneus

Em 2021, os pilotos eram obrigados a largar na corrida com os pneus utilizados no Q2. Esta regra não é mais válida e os pilotos poderão utilizar os pneus que bem entenderem.

Q3

O momento mais aguardado da classificação. Os 10 melhores pilotos do Q2 têm 12 minutos para buscar o melhor tempo possível. É aqui que é definido o Pole Position, o piloto que lidera o grid e larga na primeira posição, a P1.

A Pole é perseguida não apenas visando a corrida, que é, por óbvio, o principal objetivo. Mas também por termos estatísticos. Ser Pole Position é um marco importantíssimo para as estatísticas da Fórmula 1.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor