SCHUMACHER: Entenda Fake News sobre estado de saúde do heptacampeão
Revista alemã publicou entrevista do ex-piloto simulada por IA
Heptacampeão mundial, Michael Schumacher é um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1 e conta com uma carreira repleta de recordes, conquistas e momentos inesquecíveis, que cativam fãs do automobilismo por todo o mundo.
Também por isso, o acidente de esqui sofrido por ele em 2013, há quase 10 anos, causa tanta comoção. A falta de informações e a privacidade pedida pela família, deixam os fãs curiosos e apreensivos para saber sobre seu estado de saúde e com esperanças de uma melhora.
Por isso, este tema é ainda mais delicado e carece de bastante de responsabilidade para ser tratado.
Algo que faltou completamente em uma "entrevista com Schumacher" feita pela revista alemã Die Aktuelle, em 15 de abril, que utilizou uma Inteligência Artificial para se passar pelo piloto.
Na publicação, intitulada "Michael Schumacher: a primeira entrevista", a IA simula uma entrevista do heptacampeão, falando sobre acordar e ter o primeiro contato com o público após o acidente.
Além da indelicadeza, a entrevista foi bastante criticada por não deixar claro, de início, de que se tratava e uma entrevista simulada, explicando o fato apenas no fim da publicação.
E entrevista repercutiu bastante e enganou bastante fãs ao redor do mundo, acreditando que se tratava de uma entrevista verdadeira e gerando uma onda de fake news sobre o estado de saúde de Schumacher.
FAMÍLIA DE SCHUMACHER IRÁ PROCESSAR REVISTA ALEMÃ QUE SIMULOU ENTREVISTA DO PILOTO ATRAVÉS DE IA
Segundo a CNN, que ouviu uma porta-voz da família de Shumacher, a intenção é processar a revista pelo ocorrido.
"Posso confirmar que a família de Michael Schumacher está planejando entrar com uma ação legal por causa de uma entrevista falsa de inteligência artificial feita pelo canal alemão Die Aktuelle”, declarou.
O porta-voz do Funke-Mediengruppe, responsável pela publicação do Die Aktuelle não quis comentar o assunto com a CNN.
“Por favor, entenda que não comentamos sobre este assunto”, disse.
ESTADO DE SAÚDE DE MICHAEL SCHUMACHER
As informações são poucas e escassas, veja o pouco que se sabe, de acordo com o publicado pelo Uol em 2022:
- Schumacher acordou do coma quase seis meses após o acidente e voltou para sua casa em Lake Geneva, na Suíça, depois de nove meses internado
- Ele está consciente e se recuperando de forma lenta, mas gradual, segundo versão oficial da família
- Apenas alguns poucos familiares e amigos íntimos são autorizados a visitar o ex-piloto
- Pessoas que afirmam ter tido informações indicam que ele não consegue se comunicar, caso de Pietro Ferrari, filho do fundador da escuderia italiana
- Mick Schumacher, filho de Michael, já lamentou publicamente não poder trocar experiências sobre automobilismo com o pai, indicando que o heptacampeão não consegue se comunicar